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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1743
Título: | Atendimento Escolar na medida socioeducativa de privação de liberdade no Norte de Minas Gerais (2006 a 2016) |
Autor(es): | Maia, Hosmária Aparecida Souza Aguiar |
Orientador(ra): | Meira, José Normando Gonçalves |
Membro(s) Banca: | Veloso, Geisa Magela Fernandes, Maria Nilvane Cardoso, Zilmar Santos Xavier, Wendell Lessa Vilela |
Palavras-chave: | Educação;Atendimento Escolar - Privação de liberdade – Norte de Minas (MG);Função social da educação;Prática Educativa;Formação inicial e continuada |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Ciência Política |
Data do documento: | 18-Mai-2022 |
Resumo: | Este estudo analisa o contexto em que consolidou-se a garantia do Atendimento Escolar aos educandos em medida de privação de liberdade no Norte de Minas Gerais (2006 a 2016). O recorte temporal inicia-se em 2006, quando foram criadas escolas internas nos centros socioeducativos, localizados na região norte-mineira, nos municípios de Pirapora e Montes Claros, e finda-se no ano de 2016, com a publicação da Resolução nº 03/2016 (BRASIL, 2016), que definiu Diretrizes Nacionais de Atendimento Escolar de adolescentes e jovens que cumprem as medidas socioeducativas. A fundamentação teórica baseou-se em autores, como: Saviani (2018); Freire (2001); Costa (2008); Libâneo (2012); Tardif (2014); dentre outros. Trata-se de uma pesquisa histórica. A interpretação das fontes de diversos tipos, baseou-se em autores referência na pesquisa historiográfica: Burke (2011); Pinsky (2005); Thompson (1992) e outros. Para as fontes orais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, gravadas, no formato on-line, aplicadas aos profissionais da educação (professores e supervisores escolares) e profissionais da socioeducação (técnicos e agentes de segurança socioeducativos). A pesquisa buscou contribuir para a reflexão crítica sobre a Educação Escolar de adolescentes e jovens em medida de privação de liberdade, apresentando como se deu a criação de escolas e a oferta do atendimento escolar no Norte de Minas Gerais, apontando o perfil educacional dos educandos em medida de internação; identificou-se a existência de diferentes concepções teóricas nos documentos e na percepção dos educadores sobre a função social assumida pela Educação Escolar nesse espaço e tempo; verificou-se especificidades na prática educativa em decorrência de estar em um espaço de segurança; e, ainda, descreve avanços e impasses na formação inicial e continuada dos profissionais da educação que atuaram na medida de privação de liberdade. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1743 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Maia, Hosmária Aparecida Souza Aguiar_Atendimento escolar na medida socioeducativa_2022.pdf | 3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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