Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1775
Título: | Alencar nas rimas de cordel: uma proposta de incentivo à leitura literária / Virgínia das Dores Ramos Filgueiras |
Autor(es): | Ramos, Filgueiras, Virgínia das Dores |
Orientador(ra): | Mota, Maria Alice |
Membro(s) Banca: | ., . |
Palavras-chave: | Literatura de cordel brasileira;Letramento literário;Literatura - Sequência didática;Alencar, José de, 1829-1877 - Crítica e interpretação. |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Letras |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | Nesta dissertação, fundamentamos, elaboramos e apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica, com foco no gênero cordel, com o objetivo de promover o letramento literário de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental II. Consideramos que a literatura de cordel nos oferece diferentes formas de aprendizagem e ensinamentos, trazendo para a escola toda a riqueza da oralidade e da expressão dos sentimentos na experiência de compreender e interpretar a vida e a condição humana, contribuindo, assim, para uma formação de leitores mais participativos no cotidiano escolar. Nossa hipótese é que ações metodológicas motivadoras são importantes para diminuir as dificuldades de leitura (principal objeto da pesquisa) e, também, de escrita dos alunos, uma vez que a literatura de cordel é muito rica em seus aspectos linguísticos e culturais. Propusemos, então, um trabalho com esse gênero literário com foco na leitura da obra Iracema, de Stélio Torquato (2012), que faz parte da coleção Alencar nas Rimas de Cordel e adapta o romance homônimo clássico de José de Alencar para os versos de cordel. A obra, tal qual o romance, é bastante rica por apresentar, entre outras coisas, marcas históricas sobre a construção da identidade brasileira, com informações sobre a língua e a cultura dos povos indígenas cearenses. Utilizando como base as concepções de Medviédv (2012) e Bakhtin (2010) acerca dos gêneros discursivos, pensamos sobre a importância desses gêneros tomando a literatura de cordel como ponto de partida. Para fundamentar nosso estudo, selecionamos alguns teóricos importantes e, como suporte, alguns documentos normativos sobre educação, ensino e currículo escolar. Quanto à metodologia desta pesquisa, usamos os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa bibliográfica e exploratória com foco em uma análise qualitativa. Realizamos a construção do referencial teórico, uma etapa investigativo-diagnóstica sobre hábitos de leitura de nossos estudantes e, então, a partir dos resultados encontrados, uma etapa investigativo-interventiva, em que elaboramos e apresentamos uma proposta didática de intervenção visando a estimular e melhorar as habilidades de leitura dos discentes e a promover o acesso e o interesse pelos clássicos da literatura. Além desse produto, produzimos ainda folhetos pedagógicos em cordel com o intuito de ilustrar e explicar de forma lúdica e literária a proposta de intervenção construída. Acreditamos, com isso, ser possível contribuir para um avanço das habilidades de leitura e escrita dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, fomentando o gosto pela literatura. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1775 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Filgueiras, Virgínia das Dores Ramos_Alencar nas rimas de Cordel_2024.pdf | 3,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.