Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1775
Título: Alencar nas rimas de cordel: uma proposta de incentivo à leitura literária / Virgínia das Dores Ramos Filgueiras
Autor(es): Ramos, Filgueiras, Virgínia das Dores
Orientador(ra): Mota, Maria Alice
Membro(s) Banca: ., .
Palavras-chave: Literatura de cordel brasileira;Letramento literário;Literatura - Sequência didática;Alencar, José de, 1829-1877 - Crítica e interpretação.
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Letras
Data do documento: 2024
Resumo: Nesta dissertação, fundamentamos, elaboramos e apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica, com foco no gênero cordel, com o objetivo de promover o letramento literário de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental II. Consideramos que a literatura de cordel nos oferece diferentes formas de aprendizagem e ensinamentos, trazendo para a escola toda a riqueza da oralidade e da expressão dos sentimentos na experiência de compreender e interpretar a vida e a condição humana, contribuindo, assim, para uma formação de leitores mais participativos no cotidiano escolar. Nossa hipótese é que ações metodológicas motivadoras são importantes para diminuir as dificuldades de leitura (principal objeto da pesquisa) e, também, de escrita dos alunos, uma vez que a literatura de cordel é muito rica em seus aspectos linguísticos e culturais. Propusemos, então, um trabalho com esse gênero literário com foco na leitura da obra Iracema, de Stélio Torquato (2012), que faz parte da coleção Alencar nas Rimas de Cordel e adapta o romance homônimo clássico de José de Alencar para os versos de cordel. A obra, tal qual o romance, é bastante rica por apresentar, entre outras coisas, marcas históricas sobre a construção da identidade brasileira, com informações sobre a língua e a cultura dos povos indígenas cearenses. Utilizando como base as concepções de Medviédv (2012) e Bakhtin (2010) acerca dos gêneros discursivos, pensamos sobre a importância desses gêneros tomando a literatura de cordel como ponto de partida. Para fundamentar nosso estudo, selecionamos alguns teóricos importantes e, como suporte, alguns documentos normativos sobre educação, ensino e currículo escolar. Quanto à metodologia desta pesquisa, usamos os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa bibliográfica e exploratória com foco em uma análise qualitativa. Realizamos a construção do referencial teórico, uma etapa investigativo-diagnóstica sobre hábitos de leitura de nossos estudantes e, então, a partir dos resultados encontrados, uma etapa investigativo-interventiva, em que elaboramos e apresentamos uma proposta didática de intervenção visando a estimular e melhorar as habilidades de leitura dos discentes e a promover o acesso e o interesse pelos clássicos da literatura. Além desse produto, produzimos ainda folhetos pedagógicos em cordel com o intuito de ilustrar e explicar de forma lúdica e literária a proposta de intervenção construída. Acreditamos, com isso, ser possível contribuir para um avanço das habilidades de leitura e escrita dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, fomentando o gosto pela literatura.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1775
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Filgueiras, Virgínia das Dores Ramos_Alencar nas rimas de Cordel_2024.pdf3,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.