Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1779
Título: Memes: ação e reflexão para o desenvolvimento da competência leitora de alunos do ensino fundamental
Autor(es): Carvalho, Cássia Teixeira de
Orientador(ra): Nepomuceno, Arlete Ribeiro
Membro(s) Banca: ., .
Palavras-chave: Memes;Compreensão leitora;Multimodalidade;Linguagem verbo-visual
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Letras
Data do documento: Set-2024
Resumo: Na era contemporânea são muitos ostextos que circulam diariamente em nosso contexto social, o que tem exigido, cada vez mais, uma maior compreensão leitora por parte de todos nós. Levando isso em conta, o presente trabalho visa discutir como trabalhar com o gênero meme em sala de aula, a partir da perspectiva multimodal e dos aspectos proposto pelas teorias da Linguística Sistêmico-Funcional e da Gramática do Design Visual. Teve como objetivo geral a elaboração de um caderno pedagógico, direcionado a professores do ensino fundamental, com atividades que possam desenvolver habilidades e competências de leituras multissemióticas em sala de aula, a partir do gênero textual-discursivo meme. A justificativa para a escolha do meme ancora-se nos aspectos multimodais e na difusão crescente deles no ciberespaço, tornando-o conhecido cotidianamente, por alunos e professores, criticando situações vivenciadas por celebridades e pessoas comuns, envolvendo diversos assuntos de circulação mundial, capazes de viralizar em segundos. A fundamentação que embasou esta sugestão de pesquisa-ação foi a Linguística Sistêmico-Funcional e a perspectiva multimodal, cujo cerne é a Gramática do Design Visual. Metodologicamente, esta sugestão de pesquisa-ação para professores de Língua Portuguesa, dos anos finais do ensino fundamental, é de delineamento qualitativo e de cunho descritivo-interpretativo. O corpus que foi analisado está constituído por memes que abordam assuntos diversos e com temática que circulam diariamente no contexto social. A escolha dos temas levou em conta a relevância social dos assuntos abordados, além da linguagem verbo visual e o viés interpretativo dos textos.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1779
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carvalho, Cássia Teixeira de_Memes ação e reflexão_2024.pdf3,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.