Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1779| Título: | Memes: ação e reflexão para o desenvolvimento da competência leitora de alunos do ensino fundamental |
| Autor(es): | Carvalho, Cássia Teixeira de |
| Orientador(ra): | Nepomuceno, Arlete Ribeiro |
| Membro(s) Banca: | ., . |
| Palavras-chave: | Memes;Compreensão leitora;Multimodalidade;Linguagem verbo-visual |
| Área: | Ciencias Humanas |
| Subárea: | Letras |
| Data do documento: | Set-2024 |
| Resumo: | Na era contemporânea são muitos ostextos que circulam diariamente em nosso contexto social, o que tem exigido, cada vez mais, uma maior compreensão leitora por parte de todos nós. Levando isso em conta, o presente trabalho visa discutir como trabalhar com o gênero meme em sala de aula, a partir da perspectiva multimodal e dos aspectos proposto pelas teorias da Linguística Sistêmico-Funcional e da Gramática do Design Visual. Teve como objetivo geral a elaboração de um caderno pedagógico, direcionado a professores do ensino fundamental, com atividades que possam desenvolver habilidades e competências de leituras multissemióticas em sala de aula, a partir do gênero textual-discursivo meme. A justificativa para a escolha do meme ancora-se nos aspectos multimodais e na difusão crescente deles no ciberespaço, tornando-o conhecido cotidianamente, por alunos e professores, criticando situações vivenciadas por celebridades e pessoas comuns, envolvendo diversos assuntos de circulação mundial, capazes de viralizar em segundos. A fundamentação que embasou esta sugestão de pesquisa-ação foi a Linguística Sistêmico-Funcional e a perspectiva multimodal, cujo cerne é a Gramática do Design Visual. Metodologicamente, esta sugestão de pesquisa-ação para professores de Língua Portuguesa, dos anos finais do ensino fundamental, é de delineamento qualitativo e de cunho descritivo-interpretativo. O corpus que foi analisado está constituído por memes que abordam assuntos diversos e com temática que circulam diariamente no contexto social. A escolha dos temas levou em conta a relevância social dos assuntos abordados, além da linguagem verbo visual e o viés interpretativo dos textos. |
| URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1779 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Carvalho, Cássia Teixeira de_Memes ação e reflexão_2024.pdf | 3,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.