Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1786
Título: A formação integral do aluno à luz da literatura
Autor(es): Almeida, Jaqueline de Jesus Gonçalves de
Orientador(ra): Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de
Membro(s) Banca: Oliva, Osmar Pereria
Campos, Alex Sander Luiz
Palavras-chave: Literatura;Literatura (Ensino fundamental);Letramentos;Literatura - Adaptações;Suporte midiático;Os miseráveis - Hugo, Victor, 1802-1885
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Letras
Data do documento: 30-Set-2024
Resumo: Pesquisa motivada pela experiência com o ensino de literatura proposto em livros didáticos e pelo interesse de apresentar uma proposta de abordagem interdisciplinar para a promoção da leitura literária e, desse modo, responder ao seguinte questionamento: como abordar interdisciplinarmente a leitura da obra Os miseráveis, de Victor Hugo e tradução de Walcyr Carrasco, com vistas ao letramento literário de alunos da educação básica? A hipótese é de que a obra em questão deve ser abordada por meio de atividades interdisciplinares e com a utilização de suportes midiáticos, os quais englobam as diversas dimensões possibilitadas pela leitura literária, na perspectiva do letramento, que poderão ser propostas com a intenção de favorecer o desenvolvimento da formação leitora de alunos do ensino fundamental II. Este estudo tem como objetivo geral apresentar um planejamento de sugestões teórico metodológicas para a leitura da obra Os miseráveis, de Vitor Hugo, na perspectiva interdisciplinar e com utilização de outros suportes textuais. Como específicos delineamos os seguintes: (i) apresentar considerações teóricas sobre a literatura como direito essencial, considerando os pressupostos dos documentos norteadores da educação sobre a leitura e o letramento literários; (ii) descrever a proposta de abordagem da obra Os miseráveis em um livro didático de Língua Portuguesa (iii) apresentar uma seleção de práticas interdisciplinares para leitura da obra Os miseráveis, de Vitor Hugo. A justificativa deste trabalho está atrelada à consideração de que a literatura é uma das manifestações mais ricas de nossa sociedade e serve como inspiração para outras manifestações artísticas. Sendo assim, esta investigação é justificada principalmente pelo desejo de valorização da arte literária na formação crítico social do aluno, uma vez que o discurso, presente nas obras, perpassa gerações e consegue se situar fora de sua temporalidade, em um debate atual, envolvendo diversos contextos sociais, econômicos, de valores, emocionais e culturais. A abordagem metodológica é a da pesquisa bibliográfica qualitativa, de caráter propositivo e documental.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1786
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Almeida, Jaqueline de Jesus Gonçalves de _A formação integral do aluno_2024.pdf2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.