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Título: Mulheres em travessia: uma análise da trajetória das personagens femininas construídas sob o signo da prostituição em Guimarães Rosa e Konstantin Christoff
Autor(es): Ramos, Isabella Santos
Orientador(ra): Rocha, Antônio Wagner Veloso
Membro(s) Banca: Christoff, Maria Elvira Curty Romero
Palavras-chave: Mulheres na literatura;Mulheres na arte;Prostitutas na literatura;Prostitutas na arte;Dão-Lalalão - Rosa, João Guimarães, 1908-1967 - Crítica e interpretação;Christoff, Konstantin, 1923-2011 - Crítica e interpretação
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Letras
Data do documento: 16-Jun-2023
Resumo: Este trabalho visou abordar duas narrativas em diálogo com enfoque na trajetória das personagens femininas construídas sob o signo da prostituição. A ênfase se deu na conversão do sentido tradicional que a palavra “prostituta”, seus sinônimos, e a condição subjacente que ela assume a partir do ponto de vista proposto nas reflexões de Guimarães Rosa sobre as personagens Doralda e em segundo plano Analma e Izilda, na novela Dão-Lalalão (o devente) e de Konstantin Christoff, sobre as figuras de Yêdde, Dona Lola Goiana e as meninas da pensão a partir da série de autorretratos que o artista realizou de 1982 a 2006. Nossa interpretação se orientou a partir da metodologia de pesquisa inter-artes. Foram abordados os conceitos de erotismo e arquétipo para chegar ao conceito da mulher fatal ou mulher fálica a partir de seus ecos na produção artística. Foi feita uma análise da retratação da personagem Salomé enquanto mulher fatal, até a aproximação de suas similaridades com as personagens alvo de nosso estudo. Nossos comentários se orientaram inicialmente a partir dos estudos de Bataille (2017), Moraes (2017), e Sant’Anna (1993). Por fim, pensando o trânsito e o diálogo entre essas personagens, discutimos seus pontos de partida e chegada nas narrativas: a cama, leito conjugal ou alcova de cabaré, pensando os caminhos e deslocamentos simbólicos e geográficos que perfazem em suas histórias. Para tanto, foi abordada a fortuna crítica sobre erotismo e sensualidade em Dão-Lalalão, o conceito de trajeto e intertextualidade presentes em ambas as obras, sendo esta última utilizada como ferramenta para transgressão nas narrativas.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1793
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