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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1797| Título: | Escolhas lexicais de alunos da Educação Básica: vozes sociais, aspectos culturais |
| Autor(es): | Baliza, Raimunda Pereira da Silva |
| Orientador(ra): | Coelho, Maria do Socorro Vieira Aquino, Ana Márcia Ruas de |
| Membro(s) Banca: | Athayde, Carla Roselma de Soares, Gilvan Mateus Macedo, Márcia Verônica Ramos de Augusto, Vera Lúcia Dias dos Santos |
| Palavras-chave: | Léxico;Vozes sociais - Polifonia;Preconceito e discriminação;Aspectos Culturais;Educação Básica;Proposta de ensino |
| Área: | Ciencias Humanas |
| Subárea: | Letras |
| Data do documento: | 13-Set-2021 |
| Resumo: | Esta pesquisa desenvolve um estudo sobre as vozes sociais que emergem do discurso da fala de alunos do oitavo ano de uma escola pública estadual, especialmente focando as unidades lexicais proferidas por esses indivíduos, e que geram atitudes desrespeitosas. O texto objetiva prover conhecimentos para a desconstrução de significados desrespeitosos e naturalizados no discurso dos alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Montalvânia, com vista à construção de uma relação de respeito mútuo entre os pares, porquanto tais unidades linguísticas expressam crenças equivocadas que geram atitudes negativas e agressivas, que, por sua vez, culminam em tratamento ultrajante. O aporte teórico inclui postulados sobre linguagem, léxico, polifonia, identidade, ideologia e desigualdade social, com destaque para a dialogia bakhtiniana. Para o desenvolvimento da pesquisa, levantaram-se duas hipóteses: i) os alunos ignoram ou negligenciam os significados e conceitos de unidades lexicais desrespeitosas e as naturalizam, por estarem no imaginário coletivo, por serem reproduzidas na sociedade, ofendendo, assim, seus colegas; ii) as ideologias socio-histórica e culturalmente construídas, ecognitivamente impregnadas na memória discursiva, originam atitudes insultuosas resultantes do uso de uma linguagem violenta e de desapreço motivadas pelo preconceito que aflora do discurso dos alunos em estudo. No tocante à metodologia, além das pesquisas bibliográfica e documental, elegeram se a pesquisa-ação e a abordagem qualitativa, esta, para se proceder à análise de dados. No que concerne aos resultados, considerando as respostas ao questionário aplicado na fase diagnóstica, e examinando-se o discurso, com foco em fatores que geram tratamentos injuriosos, detectaram se práticas preconceituosas e discriminatórias envolvendo diversos aspectos como raça, etnia (xenofobia), gênero, aparência física (fobia contra: pessoasgordas ou muito magras, estatura, formato e tamanho de orelhas, olhos e lábios, entre outros), condição social e religião. Com base nessas (re)ocorrências, elaborou-se uma proposta de ensino com o objetivo de promover uma educação linguística eficiente, e com uma abordagemque apregoe e motive o respeito ao próximo nos alunos partícipes desta pesquisa. |
| URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1797 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações |
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