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Título: Escolhas lexicais de alunos da Educação Básica: vozes sociais, aspectos culturais
Autor(es): Baliza, Raimunda Pereira da Silva
Orientador(ra): Coelho, Maria do Socorro Vieira
Aquino, Ana Márcia Ruas de
Membro(s) Banca: Athayde, Carla Roselma de
Soares, Gilvan Mateus
Macedo, Márcia Verônica Ramos de
Augusto, Vera Lúcia Dias dos Santos
Palavras-chave: Léxico;Vozes sociais - Polifonia;Preconceito e discriminação;Aspectos Culturais;Educação Básica;Proposta de ensino
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Letras
Data do documento: 13-Set-2021
Resumo: Esta pesquisa desenvolve um estudo sobre as vozes sociais que emergem do discurso da fala de alunos do oitavo ano de uma escola pública estadual, especialmente focando as unidades lexicais proferidas por esses indivíduos, e que geram atitudes desrespeitosas. O texto objetiva prover conhecimentos para a desconstrução de significados desrespeitosos e naturalizados no discurso dos alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Montalvânia, com vista à construção de uma relação de respeito mútuo entre os pares, porquanto tais unidades linguísticas expressam crenças equivocadas que geram atitudes negativas e agressivas, que, por sua vez, culminam em tratamento ultrajante. O aporte teórico inclui postulados sobre linguagem, léxico, polifonia, identidade, ideologia e desigualdade social, com destaque para a dialogia bakhtiniana. Para o desenvolvimento da pesquisa, levantaram-se duas hipóteses: i) os alunos ignoram ou negligenciam os significados e conceitos de unidades lexicais desrespeitosas e as naturalizam, por estarem no imaginário coletivo, por serem reproduzidas na sociedade, ofendendo, assim, seus colegas; ii) as ideologias socio-histórica e culturalmente construídas, ecognitivamente impregnadas na memória discursiva, originam atitudes insultuosas resultantes do uso de uma linguagem violenta e de desapreço motivadas pelo preconceito que aflora do discurso dos alunos em estudo. No tocante à metodologia, além das pesquisas bibliográfica e documental, elegeram se a pesquisa-ação e a abordagem qualitativa, esta, para se proceder à análise de dados. No que concerne aos resultados, considerando as respostas ao questionário aplicado na fase diagnóstica, e examinando-se o discurso, com foco em fatores que geram tratamentos injuriosos, detectaram se práticas preconceituosas e discriminatórias envolvendo diversos aspectos como raça, etnia (xenofobia), gênero, aparência física (fobia contra: pessoasgordas ou muito magras, estatura, formato e tamanho de orelhas, olhos e lábios, entre outros), condição social e religião. Com base nessas (re)ocorrências, elaborou-se uma proposta de ensino com o objetivo de promover uma educação linguística eficiente, e com uma abordagemque apregoe e motive o respeito ao próximo nos alunos partícipes desta pesquisa.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1797
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