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Título: Calvin e Haroldo: uma leitura multimodal no 7º ano
Autor(es): Simões, Luana Antunes
Orientador(ra): Nepomuceno, Arlete Ribeiro
Membro(s) Banca: .
Palavras-chave: Gênero tirinha;Multimodalidade;Ensino
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Letras
Data do documento: Abr-2021
Resumo: Ler e compreender textos, em suas diversas modalidades, é fundamental na formação escolar dos educandos. Contudo, para que eles consigam desenvolver tais habilidades, devem lhes ser oferecidos métodos apropriados, que contemplem os multi(letramentos) necessários para dominar os mecanismos de leitura de variados modos semióticos, resultando, assim, numa compreensão ampla de gêneros textuais multissemióticos. Ao longo da docência, notamos dificuldades dos alunos dos anos finais do ensino fundamental em compreender e interpretar gêneros multimodais, como a tirinha, embora tivessem interesse pelo gênero. Partindo dessa constatação empírica, desenvolvemos este trabalho, tendo por objetivo geral analisar modos semióticos num corpus de 10 tirinhas de Calvin e Haroldo, com a produção de um caderno pedagógico, direcionado a professores do ensino básico, com o intuito de auxiliá-los no desenvolvimento das habilidades de leitura multissemiótica em sala de aula. O quadro teórico metodológico, de cunho qualitativo, contempla os estudos da Multimodalidade e categorias analíticas da Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN (2014[2004]) e da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEWEN, 2006[1996]). Em termos de modo semiótico verbal, a análise do contexto de cultura das tirinhas, direcionado pelo contexto de situação, em suas variáveis campo, relação e modo, dá embasamento ao professor para direcionar os alunos à análise crítica dos fatos, papéis sociais e relações, bem como para demonstrar que a linguagem constrói as realidades pelos conteúdos escolhidos da lexicogramática. Em relação ao modo semiótico visual, direcionado pela metafunção representacional e seus processos; pela metafunção interacional, por meio do olhar e do enquadramento; e pela metafunção composicional, por meio da saliência, em trabalho conjunto com o modo verbal, possibilita ao professor desenvolver letramentos multimodais nos educandos de diversas maneiras, entre as quais a exploração da multiplicidade semântica, da criatividade, dos artefatos semióticos etc., como demonstrado no conteúdo elaborado.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1802
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