Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1803
Título: | Anésia e suas tiras(das) cômicas: uma proposta de pesquisa e ensino semântico-lexical com base no humor |
Autor(es): | Maciel, Amanda Ramos |
Orientador(ra): | Coelho, Maria do Socorro Vieira |
Membro(s) Banca: | Liska, Geraldo José Rodrigues Lima, Maria da Penha Brandim de Moraes, Carla Roselma Athayde Felício, Ros'elles Magalhães |
Palavras-chave: | Compreensão na leitura;Léxico;Humorismo ilustrado;Língua portuguesa - Estudo e ensino |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Letras |
Data do documento: | 1-Mar-2023 |
Resumo: | Consoante as metas estabelecidas pelo Programa de Pós-Graduação em Letras – ProfLetras, a proposta desta pesquisa foi oferecer uma exitosa capacitação aos docentes em práticas profissionais voltadas para os anos finais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa foi a ampliação do conhecimento lexical dos alunos através da leitura e compreensão textual das tiras de humor de Anésia. Para a pesquisa, levantou-se a hipótese de que os estudantes que não compreendem textos de humor possuem um limitado vocabulário, o que os impede de capturar ambiguidades e vozes no discurso que subjaz às entrelinhas das estruturas linguísticas do gênero tiras cômicas. Por isso, a pesquisa procurou apontar algumas causas que explicassem o porquê de os alunos não entenderem textos multimodais a contento, analisar como eles interpretam os efeitos polissêmicos de textos de tiras de humor e elaborar uma proposta de ensino para atender aos objetives propostos. A metodologia utilizada incluiu a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação. Na primeira, usaram-se pressupostos teóricos de renomados autores que abordaram a Lexicologia e a Semântica Lexical, em razão de suas consistentes investigações sobre o estudo do léxico em sala de aula. A pesquisa ainda se baseou nas reflexões sobre a relevância das lexias para a compreensão de diferentes gêneros, em especial o humor das tiras, um quadro teórico que também tratou de léxico, lexicologia, e léxico e ensino. Quanto à pesquisa-ação aplicaram-se atividades diagnósticas em salas da 8a série do Ensino Fundamental, e ofereceram-se um minicurso e oficina com o objetivo de treinar professores e melhorar a competência linguístico lexical dos alunos. Finalmente, os resultados da pesquisa revelaram que caso os estudantes não dominem o vocabulário adequado a situações e contextos específicos, eles podem até rir dos textos de humor, mas não compreenderão como os chargistas produzem suas tiras de humor. Os resultados revelam, ainda, que a ampliação do conhecimento lexical requer dois procedimentos: a base teórica antecipada sobre questões textuais e semântico-lexicais, e o uso de conhecimentos prévios, epistemológicos e empíricos, dos alunos, sem os quais eles não conseguem interpretar textos. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1803 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maciel, Amanda Ramos_Anésia e suas tiras das cômicas_2023.pdf | 7,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.