Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1805
Título: | Leitura: uma proposta didático-pedagógica – pela perspectiva da LT– via mediação do professor |
Autor(es): | Dias, André Esperidião Antôni |
Orientador(ra): | Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de |
Membro(s) Banca: | Barbosa, Liliane Pereira Gonçalves, Sandra Ramos de Oliveira Duarte |
Palavras-chave: | Leitura (Ensino fundamental);Compreensão na leitura;Anúncio publicitário;Multimodalidade;Linguística textual;Professores de português |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Letras |
Data do documento: | 31-Mar-2023 |
Resumo: | A observação da prática docente em aulas de Língua Portuguesa e a verificação das dificuldades que alunos do Ensino Fundamental II apresentam nas avaliações sistêmicas motivaram e justificaram esta pesquisa. Teve como pergunta: “Que considerações teórico práticas devem nortear a leitura do gênero anúncio publicitário com vistas à compreensão e à interpretação de diferentes estratégias argumentativo-persuasivas das quais os produtores das peças podem se valer?”. Levantou-se a hipótese de que um elenco de atividades, ancoradas nos pressupostos teóricos da Linguística Textual, na linguagem multimodal e com subsídios dos multiletramentos e dos vários conhecimentos cognitivos, podem ser elaboradas como atividades propositivas/estratégicas para proporcionar a leitura do gênero anúncio publicitário, com vistas à compreensão e à interpretação dessas diferentes estratégias argumentativo persuasivas, para que os alunos sejam leitores proficientes. Teve como objetivo geral apresentar uma proposta com análises de anúncios publicitários para auxiliar os professores na prática do desenvolvimento da habilidade de leitura do gênero anúncio publicitário; e específicos: discorrer sobre os fundamentos teóricos referentes à Linguística Textual, gêneros textuais, especialmente o gênero anúncio publicitário, e a leitura multimodal; apresentar resultados de leitura, em avaliações sistêmicas, realizadas por alunos do nono ano da escola campo da pesquisa; estabelecer uma proposta de leitura, a partir de análises anúncios publicitários, conforme os pressupostos teóricos de ancoragem. Resultou na elaboração de uma amostra de atividades de leitura de anúncios publicitários. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos teóricos da Linguística Textual, com base em Marcuschi (2012), Bentes (2001), Koch (2002, 2003); na abordagem de gêneros textuais, especificamente o anúncio publicitário, de acordo com Durandim (1997); na referência aos elementos de manifestações da linguagem verbal e visual, com seu caráter multimodal, conforme Bezemer e Kress (2016); e no documento de parametrização do ensino, BNCC (Brasil, 2018). As atividades serão oportunamente desenvolvidas em salas de aula dos anos finais do Ensino Fundamental e disponibilizadas para professores de Língua Portuguesa, com a intenção de oferecer subsídios para o desenvolvimento da proficiência leitora de alunos do Ensino Fundamental e, quiçá, influenciar positivamente nos resultados dos exames sistêmicos realizados por eles. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1805 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dias, André Eperidião Antônio_Leitura - uma proposta_2023.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.