Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1817| Título: | Literatura e a formação do leitor : uso das mídias tecnológicas na educação básica |
| Autor(es): | Moreira, Orlinda Imaculada. |
| Orientador(ra): | Silva, Alba Valéria Niza |
| Membro(s) Banca: | Santos, Rita de Cássia Silvia Dionísio Alves, Roberta Maria Ferreira |
| Palavras-chave: | Estudantes - Livros e leitura;Livros didáticos;Narrativas literárias;Mídia digital;Leitor crítico. |
| Área: | Linguistica, Letras e Artes |
| Subárea: | Letras |
| Data do documento: | 30-Mar-2023 |
| Resumo: | O uso das mídias está cada vez mais inserido no cotidiano escolar, e sua utilização proporciona novas modalidades de trabalho em tal ambiente. Elas aparecem como ferramenta inovadora para o estudo dos mais variados gêneros textuais, podendo influenciar na aprendizagem, análise e reflexão, de modo a formar o conhecimento de mundo dos indivíduos que as exploram. Acerca das novas tecnologias, elas se tornaram indispensável veículo de comunicação para estudantes de modo geral (ALMEIDA, 2010). Assim sendo, neste trabalho propomos a analisar a(s) abordagem(s) das narrativas literárias em livros didáticos de português adotados em escolas públicas estaduais. Levamos em consideração, a priori, como as narrativas literárias são trabalhadas, especificamente nas aulas de Língua Portuguesa, por meio do livro didático. Tivemos como foco encontrar abertura para possíveis diálogos com as mídias e o material impresso, o livro didático, as possíveis contribuições para formação de leitores, e de como essas mídias apresentam em livros didáticos as narrativas literárias e a produção de texto, tendo em vista a formação de leitores críticos, capazes de refletir e de se posicionar sobre temas relevantes na contemporaneidade. Apresentamos os livros didáticos do 9º ano na formação de leitores competentes, criativos e críticos nas diversas situações de linguagem; refletimos sobre o livro didático como ferramenta inovadora na formação de leitores ativos na contemporaneidade; verificamos se o livro didático, como ferramenta digital, propicia o gosto pela leitura de textos literários e por fim, analisamos a ferramenta digital como instrumento educativo e propiciador do gosto pela leitura de textos literários no livro didático. O corpus da pesquisa foi constituído por dois livros didáticos de português do 9º ano do Ensino Fundamental, selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD de Língua Portuguesa, edição de 2018: Se Liga na Língua: Leitura, Produção de Texto, Linguagem, e os livros da coleção do Projeto Araribá, PNLD, edição de 2008. Este estudo reforça a importância do professor como mediador de leitura de narrativas literárias a partir do livro didático. Em relação ao aporte teórico, esta pesquisa apoia-se em ideias de estudiosos das áreas de literatura e educação – principalmente Antonio Candido, Isabel Solé, Nelly Novaes Coelho, Paulo Freire, Marisa Lajolo, Magda Soares – e no marco normativo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), dentre outros. |
| URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1817 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Moreira, Orlinda Imaculada_Literatura e a formação do leitor_2023.pdf | 3,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.