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Título: Elisa Lispector: poética, memória e os dilemas da maternidade
Autor(es): Lopes, Alínice Alves Jardim
Orientador(ra): Oliva, Osmar Pereira
Membro(s) Banca: Almeida, Edwirgens Ribeiro Lopes de
Nascimento, Lyslei de Souza
Pereira, Andrea Cristina Martins
Palavras-chave: Mulheres na literatura;Escritoras;Lispector, Elisa, 1911-1989;Maternidade;O muro de pedras - Lispector, Elisa, 1911-1989. - Crítica e inter-pretação;A última porta - Lispector, Elisa, 1911-1989. - Crítica e interpretação
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Letras
Data do documento: 23-Jun-2023
Resumo: Esta dissertação objetiva estudar, analisar e refletir sobre a manifestação de questões relativas à maternidade e aos seus dilemas em O muro de pedras (1963) e A última porta (1975), da romancista e contista Elisa Lispector. Verificar qual a relação das mulheres dessas narrativas com a maternidade, sondar os conflitos enfrentados por elas, considerando as suas características subjetivas e os posicionamentos assumidos diante da sociedade e delas mesmas. É propósito desta pesquisa investigar a estética e a poética da escritora nos romances elencados. Entende-se que o medo era uma constante aos entes elisianos, na maioria mulheres, que viviam estados de alma ambíguos, passavam por deslocamentos geográficos ou interiores e não se adequavam ao meio. Na busca por uma âncora, tornam-se mães: Marta, mãe biológica por escolha; Ana, mãe adotiva. Ambas procurando na maternidade a realização pessoal, o sentido para as suas vidas e para o ser feminino. Em condições de maternidade diferentes, elas mantêm uma relação conflituosa com o fenômeno em questão, percebem-se sozinhas e não encontram a redenção que buscavam, embora tenham procriado ou adotado um filho, com o desejo de receber em troca a mesma dedicação e amor que outrora deram às crianças. A orientação metodológica para o desenvolvimento desta pesquisa seguiu-se pelo exame da produção da autora, pela teoria literária e pela análise de estudos históricos, filosóficos e sociológicos acerca do tema pretendido. Entre os teóricos estudados para sustentar os entendimentos descritos, destacam-se os seguintes: Leila Perrone-Moisés (1998), Zahidé L. Muzart (1995), Constância Lima Duarte (1997, 2009), Rita Terezinha Schmidt (2008), Regina Dalcastagnè (2012), Maria José de Queiroz (1998), Tzvetan Todorov (2006), Linda Hutcheon (1991), Sandra Regina G. Almeida (2006), Elisabeth Badinter (1985, 2011), Mary Del Priore (2004, 2009, 2013) e Michelle Perrot (2003, 2007).
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1819
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