Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1826
Título: Reportagens sobre política: uma análise interpretativa
Autor(es): Silva, Sidneia Rodrigues da
Orientador(ra): Nepomuceno, Arlete Ribeiro
Membro(s) Banca: .
Palavras-chave: Leitura crítico-reflexiva;Reportagens;Análise do discurso
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Letras
Data do documento: 30-Ago-2021
Resumo: Nesta pesquisa, objetivamos apresentar um caderno de atividades de leitura de reportagens, com sugestões para o desenvolvimento da leitura crítico-reflexiva e a produção de novos conhecimentos.Tal proposta justifica pela necessidade do desenvolvimento de estratégias interventivas para despertar nos alunos o interesse pela leitura e tentar minimizar dificuldades no tocante à proficiência leitora.Desse modo,tendo em vista o quadro de dificuldades de leitura compreensivo-reflexiva evidenciado na prática docente e nos resultados das avaliações sistêmicas, surgiram questionamentos a que nos propusemos a responder por meio da pergunta de pesquisa: quais atividades podem ser propostas para a produção de sentidos, com uma leitura crítico-reflexiva, por parte de alunos dos anos finais do ensino fundamental durante a leitura do gênero discursivo reportagem? Assim, considerando que a sala de aula deve ser espaço de promoção do saber,aventamos a hipótese de que uma proposta de atividades de leitura do gênero reportagem, por meio de oficinas práticas que explorem a linguagem como prática social, numa perspectiva dialógica, suscitando atitudes reflexivas, fogem de propostas de leitura superficial e são mais adequadas ao desenvolvimento da leitura crítico-reflexiva de alunos do ensino fundamental. Alicerçada em bases sociointerativas, a teoria dos gêneros propalada por Bakhtin (1997) constituiu um referencial teórico basilar para o estudo empreendido, em diálogo com discussões e reflexões propostas por Lage (2001), Yanes (2004), Bahia (1999), no tocante à reportagem, Brandão (2012), Maingueneau (2005; 2015), no que se refere à Análise do Discurso,entre outros, sobre o discurso sob o viés políticoetc.Metodologicamente, nosso estudo alinha-se com uma abordagem qualitativo interpretativa, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, de modo a reunir informações, conceitos e posicionamentos no tocante ao tema em estudo. Com a produção de um caderno pedagógico direcionado aos professores de Língua Portuguesa do ensino básico, esperamos colaborar para que os educadores possam interferir para uma maior percepção e conscientização dos alunos, de forma aestimular uma postura crítica.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1826
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Sidneia Rodrigues da_Reportagens sobre política_2021.pdf2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.