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Título: Produção de sentidos e aprendizagem de leitura: a (des) valorização da representação da mulher em textos publicitários
Autor(es): Silva, Marinete Maria da
Orientador(ra): Moraes, Carla Roselma Athayde
Membro(s) Banca: Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Costa, Daniela Imaculada Pereira
Palavras-chave: Leitura (Ensino fundamental);Propaganda brasileira;Mulheres nos anúncios;Mulheres na comunicação de massa;Análise do discurso;Linguística textual;Mulheres - Condições sociais
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Letras
Data do documento: Jun-2023
Resumo: Este trabalho visa desenvolver habilidades de leitura e uma percepção mais crítica em relação às visões de mundo a respeito das mulheres, veiculadas nas publicidades brasileiras. Será um trabalho de leitura numa perspectiva que proporcione um conhecimento sobre como a figura da mulher é representada em textos publicitários aos alunos do 9ºano do Ensino Fundamental, e também elaborar uma proposta de intervenção inspirada em uma sequência didática de práticas de leitura crítica, observando em textos publicitários a (des)valorização da figura da mulher. Na pesquisa foram verificados traços linguístico-discursivos e visuais que sinalizam, indicam aspectos discriminatórios em relação à mulher. Com base nos estudos dos teóricos da Linguística Textual e da Análise do Discurso, temos como objetivo geral: discutir a respeito da necessidade de valorização da representação da mulher por meio de uma proposta de intervenção inspirada em uma sequência didática que promova habilidades linguístico discursivas e visuais que conduzam à percepção da necessidade de reconhecimento de uma nova representação da mulher a partir da análise de publicidades e, assim, possibilitar aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental uma postura mais crítica diante do mundo, tendo em vista práticas sociodiscursivas já percebidas como desvalorizantes da figura das mulheres em nossa sociedade. Assim, como objetivos específicos, foram definidos: i. realizar a revisão da literatura, a fim de obter suporte teórico para embasar a pesquisa; ii. aperfeiçoar habilidades de leitura crítica nos alunos, conforme diretrizes da BNCC: discussão e debates de temas sociais relevantes, por meio de textos publicitários que abordem representações da mulher em nossa sociedade; iii. elaborar e propor a aplicação de uma proposta de intervenção inspirada em uma sequência didática com atividades práticas de leitura crítica de textos publicitários que promovam o letramento de gênero, que proponham demonstrar visões preconceituosas que recaem sobre as mulheres e também textos que se oponham aos primeiros, em que a representação da figura da mulher em sociedade esteja promovendo a elucidação das visões preconceituosas dela e que ajudem a refletir sobre um efetivo processo de mudança social nesse aspecto; iv. analisar as consequências, no mundo social da (des)valorização da mulher em textos culturais como a publicidade. Com base nos estudos da Análise do Discurso e da Linguística Textual, no que diz respeito aos aspectos linguístico-discursivos dos textos que circulam na sociedade, os fundamentos teóricos e práticos foram desenvolvidos. A respeito da metodologia, compreendemos a importância de utilizar nesta proposição a pesquisa-ação por partir da realidade da sala de aula, e com vistas a desenvolver posturas valorizantes em relação à mulher.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1827
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