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Título: Coerência textual: a díade fato e opinião na construção argumentativa em aulas de língua portuguesa dos anos finais do ensino
Autor(es): Oliveira, Vanessa Menezes
Orientador(ra): Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de
Membro(s) Banca: Lima, Maria da Penha Brandim
Machado, Juliana Lacerda
Palavras-chave: Escrita argumentativa;Linguística textual;Língua portuguesa (Ensino fundamental)
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Letras
Data do documento: 1-Abr-2023
Resumo: Investigação realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual de Montes Claros com a finalidade de responder quais as dificuldades de uma amostra de alunos do EF II em relação à diferenciação e ao uso do fato e da opinião na escrita de textos argumentativos e quais ações teórico-metodológicas poderão compor uma proposta a ser desenvolvida com vistas a possibilitar o estabelecimento da diferença entre fato e opinião e o uso dessa díade na escrita de textos argumentativos. Teve como objetivo geral apresentar um caderno pedagógico com atividades para o desenvolvimento de habilidades de reconhecimento de fato e opinião e escrita de textos argumentativos. Já os específicos: Apresentar o referencial teórico; apresentar dados sistematizados que evidenciem dificuldades de uma amostra de alunos dos anos finais do EF quanto à diferenciação e uso de fato e opinião em textos argumentativos e elaborar estratégias metodológicas, teoricamente fundamentadas na LT, para a escrita de textos argumentativos contemplados pela BNCC, através de sequências didáticas que visam organizar os conhecimentos sobre os gêneros textuais de tipologia argumentativa e sua aplicação na escrita. Metodologicamente de base qualitativa, os dados apresentados partiram de exercícios aplicados em ocasiões diversas e que se encontram em arquivo pessoal. A pesquisa bibliográfica teve como fundamentos teóricos principalmente os estudos de Fávero e Koch (2012), Koch (2002-2021), Koch e Travaglia (2021); Marcuschi (2020), Platão e Fiorin (2000); Dolz; Noverraz; Schneuwly (2011), entre outros. Quanto aos resultados, pôs-se em evidencia as dificuldades de uma amostra de alunos do EF em relação à diferenciação e ao uso do fato e da opinião na escrita de textos argumentativos e elaboraram-se ações teórico-metodológicas com vistas a possibilitar o estabelecimento da diferença entre fato e opinião e o uso dessa díade na escrita de textos argumentativos. Dessa forma, apresentou-se como produto final um caderno pedagógico com atividades para o desenvolvimento de habilidades de reconhecimento de fato e opinião e de escrita de textos argumentativos.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1829
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