Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1830
Título: Letras de música (funk): ferramentas para desenvolver habilidades de leitura de alunos do 6º ano – Ensino Fundamental II da Escola Estadual Erezinha Antunes Martins–MG
Autor(es): Mendes, Paulo César
Orientador(ra): Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de
Membro(s) Banca: Moraes, Carla Roselma Athayde
Costa, Daniela Imaculada Pereira
Palavras-chave: Habilidades de leitura;Leitura de letras de música funk;Sequência didática
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Letras
Data do documento: Set-2023
Resumo: Esta pesquisa objetivou apresentar um planejamento de propostas interventivas para a leitura de letras de música funk por meio de sequências didáticas, tendo sido motivada pela verificação da falta de interesse e de habilidades de leitura de alunos de 6º ano da Escola Estadual Erezinha Antunes Martins, em Nova Porteirinha – MG, e pelo interesse em elaborar propostas significativas. Para tanto, partiu-se do seguinte questionamento: “Um estudo sistemático de letras de músicas do gênero funk, em especial do subgênero funk consciente, pode ser descrito e apresentado como ferramenta para o trabalho com leitura nos anos finais do Ensino Fundamental II?”. Nesse contexto, teve como hipótese a ideia de que atividades de leituras de letras de músicas do gênero funk, realizadas de forma interpretativa, compreensiva e crítica, em aulas de língua portuguesa, podem ser descritas e apresentadas como possíveis facilitadoras do desenvolvimento de habilidades de leitura, rumo ao letramento. Para o desenvolvimento da pesquisa, buscou apresentar aportes teóricos que subsidiem a elaboração de sequências didáticas para a leitura de letras de música funk, em especial funk consciente; analisar os resultados de um questionário sobre preferência musical dos participantes da pesquisa; e, por fim, planejar e descrever sequências didáticas para a leitura de músicas do gênero funk consciente para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. Teoricamente, está fundamentada em autores que discutem a leitura compreensiva, conhecimentos prévios na leitura, intertextualidade, letramento, importância da música para o letramento, sobre o gênero funk e sequências didáticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e propositiva, que possibilitou apresentar subsídios teóricos, descrever as preferências de leitura de alunos de 6º ano e elaborar três propostas interventivas, de forma a evidenciar a resposta positiva para o problema, confirmar a hipótese e o alcançar satisfatoriamente os objetivos propostos.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1830
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mendes, Paulo César_Letras de música funk_2023.pdf5,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.