Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1830
Título: | Letras de música (funk): ferramentas para desenvolver habilidades de leitura de alunos do 6º ano – Ensino Fundamental II da Escola Estadual Erezinha Antunes Martins–MG |
Autor(es): | Mendes, Paulo César |
Orientador(ra): | Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de |
Membro(s) Banca: | Moraes, Carla Roselma Athayde Costa, Daniela Imaculada Pereira |
Palavras-chave: | Habilidades de leitura;Leitura de letras de música funk;Sequência didática |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Letras |
Data do documento: | Set-2023 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou apresentar um planejamento de propostas interventivas para a leitura de letras de música funk por meio de sequências didáticas, tendo sido motivada pela verificação da falta de interesse e de habilidades de leitura de alunos de 6º ano da Escola Estadual Erezinha Antunes Martins, em Nova Porteirinha – MG, e pelo interesse em elaborar propostas significativas. Para tanto, partiu-se do seguinte questionamento: “Um estudo sistemático de letras de músicas do gênero funk, em especial do subgênero funk consciente, pode ser descrito e apresentado como ferramenta para o trabalho com leitura nos anos finais do Ensino Fundamental II?”. Nesse contexto, teve como hipótese a ideia de que atividades de leituras de letras de músicas do gênero funk, realizadas de forma interpretativa, compreensiva e crítica, em aulas de língua portuguesa, podem ser descritas e apresentadas como possíveis facilitadoras do desenvolvimento de habilidades de leitura, rumo ao letramento. Para o desenvolvimento da pesquisa, buscou apresentar aportes teóricos que subsidiem a elaboração de sequências didáticas para a leitura de letras de música funk, em especial funk consciente; analisar os resultados de um questionário sobre preferência musical dos participantes da pesquisa; e, por fim, planejar e descrever sequências didáticas para a leitura de músicas do gênero funk consciente para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. Teoricamente, está fundamentada em autores que discutem a leitura compreensiva, conhecimentos prévios na leitura, intertextualidade, letramento, importância da música para o letramento, sobre o gênero funk e sequências didáticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e propositiva, que possibilitou apresentar subsídios teóricos, descrever as preferências de leitura de alunos de 6º ano e elaborar três propostas interventivas, de forma a evidenciar a resposta positiva para o problema, confirmar a hipótese e o alcançar satisfatoriamente os objetivos propostos. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1830 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mendes, Paulo César_Letras de música funk_2023.pdf | 5,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.