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Título: Estratégias de ensino e aprendizagem de irregularidades ortográficas do português
Autor(es): Sales, Macélia Teixeira
Orientador(ra): Barbosa, Liliane Pereira
Membro(s) Banca: .
Palavras-chave: Língua portuguesa (Ensino fundamental);Língua portuguesa - Ortografia;Fonema;Ensino reflexivo;Ensino e aprendizagem
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Letras
Data do documento: 18-Jul-2023
Resumo: Esta pesquisa teve como objeto de estudo os erros ortográficos decorrentes das irregularidades da norma ortográfica do português na representação do fonema /s/, presentes na escrita de alunos dos 6.º e 7.º anos do ensino fundamental II. Ele surgiu de um dos seguintes questionamentos: quais seriam os erros relacionados a irregularidades ortográficas mais recorrentes na escrita desses alunos?; e quais estratégias didático-pedagógicas de ensino-aprendizagem de irregularidades ortográficas do português poderiam compor uma proposta de ensino para subsidiar a escrita ortográfica de alunos do ensino fundamental II? As hipóteses levantadas, respectivamente, foram que a dificuldade mais recorrente na escrita ortográfica dos alunos, relacionada às irregularidades, diz respeito ao fonema /s/, e que uma proposta de ensino-aprendizagem a partir de estratégias didático-pedagógicas, sistemáticas e reflexivas para o ensino e a aprendizagem das irregularidades ortográficas do português pode desenvolver a escrita dos alunos, em seu aspecto ortográfico. O objetivo geral da pesquisa foi apresentar uma proposta didático pedagógica, numa abordagem sistemática e reflexiva do processo de ensino e aprendizagem, para amenizar os erros ortográficos decorrentes da irregularidade ortográfica que mais se evidenciasse no diagnóstico. No caso, as violações à representação ortográfica do fonema /s/. Para tanto, buscou-se ancoragem teórica em autores que defendem o ensino da norma ortográfica numa perspectiva sistemática e reflexiva, e também naqueles que indicam o uso de estratégias educacionais baseadas na gamificação e jogos digitais. A pesquisa apresenta metodologia quanti-qualitativa e sua natureza é diagnóstica, interpretativa e propositiva. Os resultados apontaram que, na subcategoria das irregularidades, os erros ortográficos advindos das múltiplas representações ortográficas do fonema /s/ foram os mais recorrentes na escrita dos alunos pesquisados. Com base nesse fato, elaborou-se uma proposta de ensino-aprendizagem numa perspectiva sistemática e reflexiva, composta por atividades escritas, gamificação e jogos digitais, a qual poderá ser aplicada posteriormente e verificada a sua eficácia. Sendo assim, conclui se que esta pesquisa pode contribuir significativamente para o ensino e a aprendizagem da norma ortográfica no que tange à representação do fonema /s/.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1831
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