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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1837
Título: | Crônicas de educação de Cecília Meireles: o letramento literário na infância |
Autor(es): | Santa Rosa, Éllen Cássia Esteves Costa |
Orientador(ra): | Oliveira, Ilca Vieira de |
Membro(s) Banca: | Duarte, Constancia Lima Santos, Rita de Cássia Silva Dionísio Oliveira, Élcio Lucas de |
Palavras-chave: | Meireles, Cecília, 1901-1964;Educação - Crônicas.;Crônicas brasileiras;Infância – Leitura;. Letramento literário |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Letras |
Data do documento: | 15-Set-2022 |
Resumo: | Este trabalho trata-se de um estudo que objetiva discutir como Cecília Meireles construiu seu projeto estético-pedagógico de formação do leitor infantil e adiantou conceitos como “alfabetização”, “letramento”, “letramento literário” e “formação humana” já na década de 1930, antecipando-se a vários autores contemporâneos. Como corpus do trabalho, utilizamos as Crônicas de educação em diálogo com outras publicações da própria cronista, formando um conjunto que perpassa, além de crônicas publicadas em outros livros, por poemas e cartas escritas às amigas Henriqueta Lisboa e Lúcia Machado de Almeida. A leitura e a análise das crônicas basearam-se nos estudos críticos sobre Cecília Meireles, dentre os autores Darcy Damasceno (1982), Leodegário de Azevedo Filho (2017), Valéria Lamego (1996) e Margarida de Sousa Neves (2001) e as reflexões sobre o gênero breve contaram com os autores Antonio Candido (1992) e Massaud Moisés (1975). Já os estudos de Philippe Ariès (1986) e Walter Benjamim (1984) contribuíram para a análise da representação da criança. Os temas educação e humanização foram lidos à luz dos estudos de Antonio Candido (1972) e Paulo Freire (1979); as questões sobre o leitor, a escola, a leitura literária, bem como a formação do leitor basearam-se nos autores: Antoine Compagnon (2009), Umberto Eco (2002), Robert Jauss (1979), Wolfgang Iser (1996), Edgar Morin (2000), John Dewey (1959) e Piaget (1973, 2003). Esse percurso metodológico, baseado em leituras e análises, levou à confirmação de nossas hipóteses iniciais: a formação do leitor infantil defendida pela escritora em suas crônicas perpassa os conceitos de “criança”, “infância”, “leitura”, “literatura” e “letramento literário”; bem como a constatação de que a humanização na infância está diretamente relacionada ao cumprimento do direito à literatura, e de que a escola, juntamente com a atuação eficiente e planejada do professor, tem um papel fundamental na formação do leitor infantil e no desenvolvimento da literatura na infância. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1837 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Santa Rosa, Éllen Cássia Esteves Costa_Crônicas de Educação de Cecília Meireles_2022.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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