Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1839
Título: | “Cantigas dos Pretos” a presença da voz negra no livro Cantigas das Creanças e do povo e danças populares |
Autor(es): | Reis, Celiane Ferreira. |
Orientador(ra): | Santos, Rita de Cássia Silva Dionísio |
Membro(s) Banca: | Sacramento, Ozana Aparecida do Oliva, Osmar Pereira |
Palavras-chave: | Pinto, Alexina de Magalhães;Negros na cultura popular - Brasil;Pinto, Alexina de Magalhães;Canções folclóricas - Brasil;Literatura brasileira |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Letras |
Data do documento: | 24-Abr-2023 |
Resumo: | A escritora e educadora Alexina de Magalhães Pinto (1869-1921) nasceu em São João del-Rei, Minas Gerais. Durante sua vida, publicou algumas obras. Entre elas, As nossas histórias (1907), Os nossos brinquedos (1909) e Cantigas das creanças e do povo e Danças Populares (1916). Alexina Pinto dedicou-se a registrar a cultura folclórica por meios de suas obras, com o intuito maior de educar e instruir as crianças daquela época, visto que exercia a função de professora. Neste viés, esta pesquisa visa apresentar algumas reflexões acerca do livro Cantigas das creanças e do povo e Danças Populares, especificamente, a parte em que a autora denomina como “Cantigas dos pretos”, que é composta por 7 cantigas, intituladas “Pae Jose”, “Charuta”, “Pae Francisco”, “Sinházinha”, “Chiquinha”, “Tumba” e “Carola”. Para tanto, buscaremos responder ao seguinte questionamento: Em que medida as cantigas dispostas no capítulo “Cantigas dos pretos” representam a vida dos escravizados da época em que o livro foi publicado? A pesquisa também almeja alcançar os seguintes objetivos: verificar se no capítulo “Cantigas dos pretos” pode ser identificada alguma produção que possa ser classificada como cantiga de trabalho; identificar como o negro é representado por Alexina Pinto ao tecer comentários sobre as cantigas; averiguar se, na obra analisada, a autora selecionou outras cantigas que também possam ser classificadas como cantigas de trabalho ou cantigas dos pretos; e, ainda, identificar como a cultura e a história dos povos africanos são apresentadas na obra. Como hipótese inicial, consideramos que as cantigas coligidas remontam ao tempo da escravidão e o que era vivenciado pelos escravizados, consequentemente, reverbera nas cantigas folclóricas. Para este trabalho, baseamo-nos no método bibliográfico, utilizando-nos dos teóricos Flávia Guia Carnevali (2009), Rita de Cássia Silva Dionísio Santos (2017), Maria Zilda da Cunha (2017), Arthur Ramos (2007), Luís da Câmara Cascudo (2012), Mário de Andrade (1989), Leonardo Arroyo (2011), entre outros. Pretendemos, portanto, refletir sobre a forma como a cultura negra é representada nas “Cantigas dos pretos”, visto que a obra analisada, apesar de ter sido escrita no início do século XX, aparenta ser um documento importante para se discutir um tema em plena potência no presente século. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1839 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Reis, Celiane Ferreira_cantigas dos pretos_2023.pdf | 2,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.