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Título: A produção de subjetividade em Não verás país nenhum
Autor(es): Silva Neto, Júlio Cipriano da
Orientador(ra): Jardim, Alex Fabiano Correia
Membro(s) Banca: Brandão, Anderson Figueredo
Almeida, Ivana Ferreira Ribeiro e
Pereira, Andrea Cristina Maritns
Palavras-chave: Não verás país nenhum - Brandão, Ignácio de Loyola, 1936-. - Crítica e interpretação;Distopias na literatura;Subjetividade;Poder (Ciências sociais)
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Letras
Data do documento: 22-Fev-2023
Resumo: Nesta dissertação, buscou-se investigar e analisar os elementos que constroem e moldam a narrativa de Ignácio Loyola Brandão, a sociedade autoritária que vive Souza, protagonista de Não Verás País Nenhum (2012), a fim de entender como as relações são construídas, através de quais estratégias produtoras de subjetividade nos indivíduos, nos espaços físicos e de poder. Objetivou-se analisar a obra pelo prisma do poder, investigando os mecanismos e estratégias de coação social, através dos símbolos, peças publicitárias, estruturas geográficas que implicam na identidade social e individual. O sistema em que vivem, imposto pelo Esquema, provoca nos cidadãos subjetivações que constroem um estado dócil, de adestramento e, por conseguinte, fragmentado, estraçalhado. Como cunho bibliográfico, para amparar essa pesquisa acerca das conceituações e análises da relação entre a sociedade, o indivíduo e o espaço, utilizou-se os autores Michel Foucault Vigiar e Punir (2014), Ditos e Escritos (2006), Homi K. Bhaba O Local da Cultura (1998), Michel de Certeau A Invenção do Cotidiano (1998), Stuart Hall A Identidade Cultural na Pós-modernidade (2006), dentre outros autores. Os espaços, tempo e instrumentos de poder moldam o indivíduo social que colabora docilmente com a hierarquia e a norma, fruto da subjetivação fabricada no sujeito.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1845
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