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Título: Síndrome de Burnout entre estudantes do ensino técnico e superior: prevalência fatores associados
Autor(es): Santos, Maria Elizangela Ferreira
Orientador(ra): Pinho, Lucinéia de
Figueiredo, Maria Fernanda Santos
Membro(s) Banca: Silveira, Marise Fagundes
Rocha, Josiane Santos Brant
Paula, Fabiana Angélica
Costa, Simone de Melo
Trabbold, Vera Lúcia Mendes
Palavras-chave: Síndrome de Burnout – Estudantes;Saúde mental;Exaustão emocional
Área: Ciencias Biologicas
Subárea: Saude Coletiva
Data do documento: 1-Jul-2024
Resumo: Introdução: A Síndrome de Burnout apresenta, como característica central, a depleção de toda a motivação e o incentivo de um indivíduo, principalmente quando o mesmo não consegue alcançar os objetivos desejados através de suas ações. Nesse sentido, a relevante prevalência de tal síndrome em meio ao contexto educacional demonstra-se uma importante questão a ser analisada, de modo a entender quais fatores associam-se às frustrações e à subsequente exaustão emocional vivenciada por diversos estudantes. Objetivo: Estimar a prevalência da Síndrome de Burnout e analisar os fatores associados tanto entre estudantes do nível técnico e estudantes do nível superior do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (INFMG). Método: Trata-se de uma pesquisa transversal e analítica, conduzida com os estudantes dos cursos técnicos integrados e superiores do INFMG. Foi utilizado um questionário online para coleta dos dados via formulário digital – Google Forms. A variável dependente no presente estudo foi a Síndrome de Burnout, avaliada por meio do instrumento Burnout Inventory/ Student Survey (MBI-SS), forma adaptada por Schaufeli e Martinez para o português. As variáveis independentes foram avaliadas por meio de questionário desenvolvido pelos próprios autores, com características demográficas, escolares e ocupacionais: sexo, idade, local/moradia, atividade remunerada, escolaridade dos pais, período/ano que estuda e área de conhecimento do curso. Ademais, foram incluídas características referentes ao estilo de vida, práticas socioafetivas, condições emocionais e psíquicas, sendo elas: consumo abusivo de álcool, prática de atividade física, troca de afeto e disponibilidade de alguém para conversar, conforme avaliado no questionário Estilo de Vida Fantástico (EVF); para as variáveis adicção em internet, o instrumento utilizado foi o Internet Addiction-Test (IAT); em relação à dependência em smartphone, utilizou-se o instrumento de coleta Smartphone Addiction Inventory (SPAI-BR), a Escala de Adição às Redes Sociais (EARS) é uma adaptação da escala de adição à internet de Young para avaliar a adicção em redes sociais. A Regressão Logística permitiu estimar odds ratio (OR) e seus respectivos intervalos de confiança (IC) de 95%. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética sob o Protocolo de nº 4.076.46/2020. Participaram do estudo 1.998 estudantes de 11 campi do IFNMG, dos quais 1.321 (66,1%) eram do Ensino Técnico e 677 (33,9%) do Ensino Superior. A idade dos estudantes do Ensino Técnico variou de 14 a 40 anos, com média de 17,0 anos (desvio padrão, d.p=1,7), enquanto a dos estudantes do Ensino Superior variou de 16 a 60 anos, com média de 23 anos (d.p=5,6). A prevalência da Síndrome de Burnout entre estudantes do Ensino Técnico associou-se ao sexo feminino (odds ratio OR=1,5; p valor-= 0,048), ao segundo ano (OR=2,5; p valor - <0,001) e terceiro ano (OR=1,6; p- <0,039). Também foi observada uma associação entre a Síndrome de Burnout em raramente ou quase nunca ter alguém para conversar (OR= 1,6; p- <0,008), bem como com a dependência em smartphones (OR=4,0; p- <0,001). No ensino superior, a Síndrome de Burnout associou-se a idade igual ou superior à média dos alunos, 23 anos (OR=0,4, p- =0,030) e à dependência de smartphones (OR=4,8; p- <0,001). Conclusão: A prevalência de Síndrome de Burnout nos estudantes pesquisados foi de 9,6%, sendo que os estudantes do Ensino Técnico demonstraram maior vulnerabilidade ao desenvolvimento da síndrome. Este é um problema que necessita de maior investigação e atenção por parte dos gestores das instituições de ensino, além de intervenções com o objetivo de minimizar o desgaste físico e mental dos estudantes, principalmente os do Ensino Técnico, haja vista a escassez de pesquisa com esse público.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1849
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