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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1852
Título: | Modelo transteórico para prática de atividade física entre adolescentes: evidências científicas, desenvolvimento e validação de jogo educativo |
Autor(es): | Medeiros, Daniel de Sousa |
Orientador(ra): | Silva, Rosangela Ramos Veloso Barbosa, Luiza Augusta Rosa Rossi |
Membro(s) Banca: | Martins, Tatiana Carvalho Reis Martins Dias, Orlene Veloso Pinho, Lucinéia de Silva, Nayara Suze Souza e |
Palavras-chave: | Exercícios físicos para adolescentes;Modelo transteórico;Jogos educativos;Atividade motora;Educação |
Área: | Ciencias da Saude |
Subárea: | Saude Coletiva |
Data do documento: | 23-Abr-2024 |
Resumo: | O modelo transteórico sobre os processos de mudança de comportamento dos adolescentes relacionadas com a prática de atividade física e alimentação passa por uma série de etapas e são influenciados por diferentes fatores. Destaca-se que os adolescentes, apresentam particularidades em seus comportamentos, que podem impactar em danos à sua saúde. O objetivo do presente artigo foi identificar as evidências científicas sobre a prevalência nos estágios de mudança de comportamento do modelo transteórico para atividade física em adolescentes. Na investigação inicial dos estudos com a temática foi elaborado um artigo científico com a metodologia de revisão sistemática da literatura científica, realizada nas bases de dados Lilacs, Medline e Bireme e de acordo com os critérios metodológicos do protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). A partir da estratégia PICO, formulou-se a questão: Qual prevalência de adolescentes em cada estágio de mudança de comportamento para a prática de atividade física de acordo com o modelo transteórico? A busca resultou 1.150 artigos, quatro compuseram a amostra final, sendo três estudos longitudinais e um transversal. A prevalência nos estágios iniciais foi alta tanto nos estudos longitudinais, como no estudo transversal. Nas pesquisas longitudinais, pode-se observar aumento de prevalência nos estágios de preparação e ação entre os indivíduos dos grupos de intervenção, quando comparados aos grupos controle. O segundo artigo dessa dissertação é fruto de uma pesquisa metodológica, quantitativa descritiva, cujo objetivo foi construir e validar um jogo educativo para adolescentes para mudanças de comportamento em atividade física e alimentação. A concepção do jogo se baseou nos metodologia de aprendizagem ativa e cooperativa, que passou por quatro fases: planejamento, estruturação, revisão e validação. A avaliação da jogabilidade foi realizada com escolares com idades entre 14 e 16 anos. Juízes das áreas de Educação Física, Nutrição, Medicina e Designer avaliaram conteúdo e layout do jogo. A linguagem foi considerada, pelos juízes, adequada para a faixa etária e a diagramação simples e objetiva, permitindo fluidez e dinamismo na jogabilidade. As cartas do jogo tiveram média de concordância global de 0,97. O jogo didático teve uma excelente aceitação pelo público-alvo. Conclui-se que o jogo cumpriu seu objetivo didático pedagógico, sendo possível considerá-lo uma eficiente ferramenta no processo de ensino aprendizagem em educação em saúde. O modelo transteórico (MTT) para atividade física entre adolescentes mostrou-se eficaz até mesmo por meio na aplicação do jogo didático. Pode-se perceber que o MTT de mudança de comportamento relacionados a atividade física e alimentação entre adolescentes é um campo de estudo ainda pouco explorado pela literatura nacional e internacional, confirmando a lacuna a ser preenchida com outras pesquisas futuras. Aponta-se a necessidade de investigações futuras com escolares, de outras faixas etárias, sobretudo, dentro de outros contextos de educação em saúde, como nas Estratégias de Saúde da Família e/ou dentro do Programa Saúde na Escola. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1852 |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações |
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