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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1856
Título: | Adicção em redes sociais em estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Norte de Minas Gerais |
Autor(es): | Souza, Sarah Martins |
Orientador(ra): | Brito, Maria Fernanda Santos Figueiredo Pinho, Lucinéia de |
Membro(s) Banca: | Rocha, Josiane Santos Brant Lima, Cássio de Almeida Magalhães, Tatiana Almeida de Costa, Fernanda Marques da Lelis, Deborah de Farias |
Palavras-chave: | Rede social – Adicção;Saúde mental – Comportamento aditivo;Estudos epidemiológicos;Saúde do estudante – Norte de Minas (MG) |
Área: | Ciencias da Saude |
Subárea: | Saude Coletiva |
Data do documento: | 28-Mai-2024 |
Resumo: | As novas formas online de interação social revolucionaram a comunicação e se tornaram parte expressiva da rotina de muitas pessoas. Entretanto, o uso exacerbado dessas tecnologias tem trazido alguns prejuízos, como a adicção em internet e a adicção em redes sociais, principalmente entre jovens estudantes, que são especialmente vulneráveis ao uso problemático dessas ferramentas. O objetivo deste estudo foi estimar a prevalência e identificar os fatores associados à adicção em redes sociais entre os discentes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Trata-se de um estudo transversal analítico, do tipo websurvey, feito com 1.321 estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio de 11 campi do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário autoaplicável contendo os instrumentos “Escala de Adicção em Redes Sociais” (EARS), para identificar a variável dependente adicção em redes sociais; “Estilo de Vida Fantástico” (EVF), para avaliar algumas variáveis independentes como consumo abusivo de álcool, prática de atividade física, interação afetiva e interação dialogada; Maslach Burnout Inventory/ Student Survey (MBI-SS), que avalia a Síndrome de Burnout; e o questionário elaborado pelos pesquisadores, que avalia sexo, faixa etária, local que reside, atividade remunerada, ano que estuda e a área de conhecimento do curso. As análises descritivas por meio de distribuições de frequências foram feitas através do software SPSS versão 23.0. Para avaliar a associação entre adicção em redes sociais e as variáveis independentes, utilizou-se o teste qui-quadrado. Após, as associações foram submetidas à análise múltipla através da regressão de Poisson e estabeleceu-se Razões de Prevalência (RP) ajustadas, com Intervalo de Confiança (IC) de 95%. Utilizou-se o teste de deviance para analisar a qualidade de ajuste do modelo múltiplo final. Dos 1.321 estudantes participantes, 53,1% apresentaram adicção em redes sócias. Os principais achados demostraram que as redes sociais acessadas pela maioria dos estudantes foram: WhatsApp (98,5%), Instagram (85, 6%), X (Twitter) (55,5%) e Facebook (16,5%), o que se associou significativamente as redes sociais Instagram (p=0,002) e X (Twitter) (p= 0,008), sexo feminino (RP 1,13 e IC 1,07-1,20), consumo abusivo de álcool ocasionalmente/frequentemente (RP 1,30 e IC 1,14-1,48), interação afetiva raramente/quase nunca/nunca (RP 1,12 e IC 1,06-1,18) e presença de Síndrome de Burnout (RP 1,21 e IC 1,11-1,31). Nesta perspectiva, verificou-se que mais da metade dos estudantes apresentou comportamento problemático relativo ao uso das redes sociais, que se mostrou associado às características demográficas, socioeconômicas, de estilo de vida e Síndrome de Burnout. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1856 |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações |
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