Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1897
Título: Desenvolvimento e validação de conteúdo de um instrumento para avaliação do letramento em saúde bucal de gestantes sobre cuidados com bebês de 0 a 6 meses
Autor(es): Mendes, Sheilla Silva
Orientador(ra): Martins, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima
Membro(s) Banca: Freitas, Ronilson Ferreira
Nascimento, Jairo Evangelista
Vieira, Thallyta Maria
Moura, Ana Paula Venuto
Palavras-chave: Letramento em saúde;Gestantes;Recém-nascidos;Saúde bucal
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Saude Coletiva
Data do documento: 13-Dez-2024
Resumo: O estudo teve como finalidade construir e validar um instrumento do tipo questionário destinado a gestantes usuárias da Estratégia Saúde da Família (ESF), acerca do conhecimento sobre a saúde bucal de bebês de 0 a 6 meses. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa metodológica, de abordagem quali-quantitativa, realizada no período de maio a dezembro de 2023, por meio de três etapas: levantamento bibliográfico; elaboração do inquérito das gestantes e validação de conteúdo. O letramento em saúde, conforme a literatura, consiste na capacidade de obter e processar informações para decisões adequadas na vida. O letramento em saúde bucal é crucial para prevenir problemas e garantir um desenvolvimento saudável desde os primeiros anos de vida. A partir do estudo, emergiram oito categorias temáticas, a partir das quais foram desenvolvidos 63 itens de múltipla escolha da versão inicial do inquérito. Os resultados foram avaliados pelos juízes a partir de 4 quesitos: clareza, coerência, suficiência e relevância. Em relação às 103 sugestões emitidas pelos juízes, cada comentário foi lido e acatado se coerente com a literatura vigente. A versão final do questionário contou com 64 questões de múltipla escolha que envolveram os seguintes itens: acesso á informação, compreensão da informação, avaliação da informação, memorização da informação e aplicação da informação. Os assuntos abordados foram: amamentação, hábitos bucais deletérios, lesões e alterações bucais, consultas médicas, enfermagem e odontológicas. Ao final, verificou-se que a validade do conteúdo do questionário consistiu no primeiro passo em prol de um instrumento que poderá subsidiar o desenvolvimento de estratégias educativas e de promoção da saúde bucal no âmbito da ESF, contribuindo para uma melhor qualidade de vida para bebês em seus primeiros 6 meses de vida juntamente com suas mães.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1897
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.