Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1911
Título: Efeito do consumo de insetos no cérebro e suplementação alimentar com farinha de abelhas (Apis melífera) no metabolismo e controle de modelo de camundongo com obesidade induzida por dieta rica em gordura
Autor(es): Pereira, Joyce Hellyen Santos
Orientador(ra): Santos, Sérgio Henrique Sousa
Membro(s) Banca: Lescano, Caroline Honaiser
Paula, Alfredo Mauricio Batista de
Silva, Júnio Cota
Andrade, João Marcus Oliveira
Fonseca, Francine Souza Alves da
Guimarães, André Luiz Sena
Palavras-chave: Entomofagia;Insetos comestíveis;Abelhas como alimento;Obesidade
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Saude Coletiva
Data do documento: 1-Jul-2024
Resumo: o qual a ingestão calórica supera o gasto energético, e representa um notável fator de risco para uma série de comorbidades. Recentemente, tem havido um aumento na pesquisa sobre os efeitos metabólicos benéficos associados à suplementação dietética com insetos, em virtude de seu potencial nutricional e funcional. Insetos comestíveis são amplamente reconhecidos como fontes ricas em macro e micronutrientes, sendo historicamente consumidos por comunidades tradicionais e frequentemente utilizados na medicina tradicional. Este trabalho é composto por dois estudos principais. Inicialmente, foi realizada uma revisão de literatura com o objetivo de compilar dados de avaliação dos benefícios cerebrais do consumo de insetos comestíveis. No estudo subsequente, avaliou se os efeitos metabólicos da farinha de abelhas em camundongos obesos. Primeiramente, foi realizada a análise bromatológica da farinha integral de abelhas para verificar sua composição nutricional. Em seguida, a dieta dos camundongos obesos, induzidos por uma dieta rica em gordura, foi suplementada com a referida farinha. Para isto, os animais foram distribuídos em quatro grupos: um grupo alimentado com dieta padrão (ST), um grupo alimentado com dieta rica em gordura (HFD), e dois grupos alimentados com dieta rica em gordura com a incorporação de farinha de abelha nas proporções de 15% e 30%. Os principais resultados demonstraram uma redução significativa no peso corporal nos grupos submetidos à suplementação de farinha de abelha em comparação com o grupo que recebeu a dieta rica em gordura (HFD). Adicionalmente, observou-se uma melhora notável nos parâmetros metabólicos, acompanhada de uma modulação positiva significativa na expressão de genes envolvidos na lipogênese nos grupos tratados com a farinha de abelha. Em conclusão, os achados sugerem que a farinha de abelha representa uma fonte alimentar promissora para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas que visem atenuar a obesidade e distúrbios metabólicos.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1911
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.