Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1973
Título: Eucalipto no semiárido mineiro: uma perspectiva de cenário futuro nos municípios de Buritizeiro e São João do Paraíso
Autor(es): Marques, Samuel Carlos Santos
Orientador(ra): Leite, Marcos Esdras
Membro(s) Banca: Sena-Souza, João Paulo
Ribeiro, Elizêne Veloso
Palavras-chave: Eucalipto;Modelagem preditiva;Autômatos celulares;Redes Neurais Artificiais;MOLUSCE (Modules for Land-use Change Evaluation)
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: Fev-2025
Resumo: O estudo analisou a expansão da silvicultura nos municípios de Buritizeiro e São João do Paraíso (MG), projetando cenários futuros até 2052 com base em Autômatos Celulares e Redes Neurais Artificiais utilizando o plugin MOLUSCE (QGIS). Foram escolhidas variáveis independentes físicas, como altitude, declividade e proximidade de corpos d’água e usos do solo dos anos de 2002, 2012 e 2022 para calibrar o modelo. Os resultados indicaram um crescimento expressivo do eucalipto em Buritizeiro, enquanto em São João do Paraíso houve estagnação a partir de 2042. A modelagem demonstrou coerência com padrões históricos e a metodologia aplicada no decorrer da pesquisa. Conclui-se que a metodologia utilizada foi eficaz para análise espacial evidenciando a expansão da monocultura de eucalipto em ambos os municípios, sendo mais acentuada em Buritizeiro, onde há maior substituição de áreas naturais e agropecuárias. Já em São João do Paraíso, o crescimento do eucalipto é mais moderado, preservando uma maior heterogeneidade na paisagem.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1973
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marques, Samuel Carlos Santos_Eucalipto no semiárido mineiro_2025.pdf4,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.