Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/418
Título: | O processo de construção da sequência narrativa para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental |
Autor(es): | Carmo, Sonália Eliana Silva do |
Orientador(ra): | Lima, Maria da Penha Brandim de |
Membro(s) Banca: | Lima, Maria da Penha Brandim de |
Palavras-chave: | Escrita;Produção de texto – Ensino Fundamental;coerência;Coesão;Narrativo |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Linguistica |
Data do documento: | 28-Abr-2021 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema ―O processo de construção da sequência narrativa para alunos do 8° ano do ensino fundamental‖, e objetivou ―Proporcionar o aprimoramento da articulação dos recursos linguísticos na produção textual dos alunos, contribuindo para sua competência escritora por meio de estratégias de produção textual que os tornem capazes de escrever textos coerentes e coesos a fim de que organizem suas ideias conforme seu propósito comunicativo.‖ Para isso, buscamos compreender as dificuldades dos alunos em produção escrita e perceber como os professores desenvolvem atividades de produção textual em sala. Aprofundamos o estudo teórico sobre o processo de escrita e os procedimentos e habilidades necessários para a produção de textos coerentes e coesos, como também organizamos uma Sequência Didática. O tema da pesquisa surgiu empiricamente, a partir da observação relativa às dificuldades que os alunos das séries finais do ensino fundamental apresentam em organizar suas ideias de maneira coerente na escrita e decorre do cotidiano da prática docente da pesquisadora. Dessa forma, realizamos a pesquisa com alunos da Escola Municipal Santos Dumont e professores de Língua Portuguesa, por meio de metodologia qualitativa, conforme Chueke & Lima (2012). As técnicas de pesquisa adotadas foram a exploratória, descritiva e explicativa, pontuadas por Gil (2006). Como técnicas de coleta de dados recorremos ao grupo focal com estudantes e aplicação de questionário para professores. Para análise dos dados utilizamos a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). O referencial teórico foi construído a partir de Koch e Elias (2018), Antunes (2005), Base Nacional Curricular Comum (BRASIL 2017), Marcuschi (2008), Costa Val, (2004), Koch e Travaglia, (2005), Sartori (2019), Passarelli (2012) e Adam (2008), dentre outros. Concluímos pelas manifestações de discentes e docentes que os alunos não sentem segurança nem motivação para produzir textos na escola, sentem-se despreparados, carecem de mais leituras, mais experiências reais de escrita e mais orientações específicas do professor e que a prática docente não está dando o suporte e acompanhamento necessários para que o aluno adquira a competência escritora, especificamente coerente e coesa. Nesse sentido, apresentamos, como contribuição e produto da dissertação, uma Sequência Didática com sugestões de atividades visando a melhoria dos textos dos alunos. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/418 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação final - Sonália.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.