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Título: Heterogeneidade discursiva e ensino de Língua Portuguesa: proposta de um caderno pedagógico de professor para professor
Autor(es): Silva, Edimilson Albino da
Orientador(ra): Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Membro(s) Banca: Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Palavras-chave: Ensino da língua portuguesa;Heterogeneidade discursiva;Dialogismo;Polifonia;Interação verbal
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 20-Mai-2021
Resumo: Vivemos em um cenário que exige, cada vez mais, do homem contemporâneo, habilidades e competências essenciais para a compreensão e interação com a realidade. Tendo em vista esse contexto, é fundamental que o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa na escola objetive o desenvolvimento e a ampliação de competências linguístico-discursivas, considerando, na prática escolar, as necessidades, demandas, habilidades e potencialidades do aluno em suas práticas sociais. Diante desse quadro, este trabalho de pesquisa propôs abordar a heterogeneidade discursiva, como estratégia essencial para construção de sentidos no texto. Nosso objetivo foi propor uma discussão a respeito do ensino de língua portuguesa na escola a partir da perspectiva discursiva, com foco específico em aspectos da heterogeneidade da língua e, nesse sentido, desenvolver, como apoio aos docentes da área, um material didático com propostas de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula, as quais poderão potencializar a capacidade leitora de aprendizes do 8º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, pautados no princípio de que a língua se atualiza no uso/discurso, apresentamos nesta pesquisa considerações a respeito do ensino de língua portuguesa no Brasil, por meio de uma breve revisão de literatura de uma parte representante daquilo que podemos chamar de perspectiva discursiva da linguagem, apresentando noções importantes sobre a heterogeneidade discursiva, a enunciação, a polifonia e o dialogismo, explicitando, assim, o caráter interacionista e sociodiscursivo da língua. Dessa forma, partimos, sobretudo, dos estudos de quatro autores, os quais julgamos essenciais para as discussões e reflexões propostas: Antunes (2003 e 2010), Authier-Revuz (1990, 1998 e 2004), Bakhtin (1979, 1997 e 2011), e Maingueneau (1997, 2005 e 2011). Além desses estudiosos, destacamos também os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN 1997) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC 2018), salientando o que esses documentos postulam a respeito do ensino de língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental. Como produto educacional, desenvolvemos ainda um material didático intitulado Caderno Pedagógico de professor para professor como apoio e sugestão aos professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental, cuja proposta é sugerir práticas pedagógicas que explorem a heterogeneidade discursiva em consonância com um panorama crítico do ensino de língua no Brasil. Por fim, ao finalizar este trabalho, foi possível concluir que, de fato, ensinar a língua portuguesa por meio da perspectiva discursiva, com foco na heterogeneidade discursiva, pode ampliar a competência leitora dos estudantes, uma vez que, dessa forma, são levados a pensar em aspectos discursivos no texto que nem sempre são referenciados pela escola.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/420
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