Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/421
Título: A escrita do 9º ano do Ensino Fundamental: elaboração de revista como motivação para o exercício da multimodalidade textual
Autor(es): Martins, Hérica Tosta Bastos
Orientador(ra): Lima, Maria da Penha Brandim de
Membro(s) Banca: Lima, Maria da Penha Brandim de
Palavras-chave: escrita;leitura;revista;multimodalidade
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 5-Mai-2021
Resumo: Analisando a falta de motivação dos alunos do 9º ano da Escola Estadual Joaquim Felício dos Santos, localizada na cidade de Diamantina, Minas Gerais, para a produção escrita na escola, e considerando que tal prática está ligada a objetivos de comunicação socialmente relevantes, propusemos uma intervenção pedagógica nessa realidade. Assim, este estudo descreve ações e analisa os resultados de uma proposta que pretende contribuir para desenvolver a habilidade e a motivação para a prática de produção de textos na escola. Foram aplicadas atividades com o propósito de produzir uma revista como suporte para os gêneros discursivos: carta do leitor, crônica, artigo de opinião, anúncios, memórias, resenha crítica, além de textos multimodais, todos produzidos pelos alunos. Foram utilizados os métodos indutivo e colaborativo nesta pesquisa de cunho etnográfico. Ao término foram inseridos os resultados desse processo, os quais pretendemos, por meio de registro, averiguar, comprovar e explicar. Acreditamos que, estimulando a escrita, incentivaremos a autonomia de nossos alunos na criação, compreensão e criticidade dos textos. Além disso, estaremos contribuindo para a formação crítica do aluno como cidadão, visto que esse poderá fazer suas escolhas discursivas e argumentar sobre seus pontos de vista, colaborando também para uma participação social mais ativa. O referencial teórico foi preponderante para a compreensão da realidade e para a análise dos resultados a partir de estudos já realizados por autores renomados, tais como: Antunes (2009), Bakhtin (1992), Cagliari (1989), Faraco (1996), Gil (2006), Koch e Elias (2018), Rojo (2009), Solé (2009), dentre outros. Acreditamos na relevância desta pesquisa à educação, pois poderá fomentar discussões e mudanças metodológicas no processo de ensino-aprendizagem.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/421
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Hérica.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.