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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/423
Título: | Propostas de leitura crítica e compreensiva de crônicas para o Ensino Fundamental |
Autor(es): | Fonseca, Maristela Gomes Coelho |
Orientador(ra): | Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de |
Membro(s) Banca: | Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de |
Palavras-chave: | Leitura compreensiva;Gênero textual;Gênero crônica |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Linguistica |
Data do documento: | Mar-2021 |
Resumo: | Investigação realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual de Montes Claros motivada pela observação empírica durante a minha prática profissional como Professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Monsenhor Gustavo, motivada pela constatação de que alunos do ensino fundamental II, chegam a esse nível de ensino apresentando dificuldades de interpretação e de compreensão de textos, comumente lidos na sala de aula, já que não evidenciam habilidades de leitura crítico-compreensiva, e pelos resultados das avaliações sistêmicas que também evidenciam resultados não satisfatórios quanto às habilidades de leitura de alunos desse nível de ensino. O objetivo geral foi elaborar e divulgar um Caderno de Pressupostos Teóricos e Atividades Práticas de Leitura CríticoCompreensiva de Crônicas. Os objetivos específicos: (i) explorar teorias sobre a leitura na perspectiva discursiva da Análise do Discurso, sobre os pressupostos teórico metodológicos de leitura presentes na BNCC, sobre o gênero crônica e referentes às estratégias de leitura de crônicas no ensino fundamental e, (ii) apresentar contribuições para a dinamização das aulas de leitura de crônicas na educação básica e, com esses objetivos, responder quais as possibilidades estratégicas para leitura do gênero crônica no ensino fundamental II. Teve como fundamentos teóricos e metodológicos os estudos de Solé (1998), Soares (2001), Orlandi (2008), Koch e Elias (2008), Bakthin (2003) e Marcuschi (2008), e, a abordagem teórica do gênero crônica, na perspectiva de Moisés (1988), Coutinho (1986), Melo (2003) e Candido (1992). A metodologia foi qualitativa. O caderno foi escrito e nele foram apresentadas possibilidades estratégicas para a leitura de cinco crônicas. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/423 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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