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Título: Charges: uma estratégia de multiletramento para o ensino fundamental
Autor(es): Andrade, Camila Souza de
Orientador(ra): Nepomuceno, Arlete Ribeiro
Membro(s) Banca: Nepomuceno, Arlete Ribeiro
Palavras-chave: Multiletramento;Gênero Charge;Linguística sistêmico-funcional;Gramática do Design visual
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Letras
Data do documento: 1-Jul-2020
Resumo: A motivação para esta pesquisa surgiu a partir da verificação empírica e da análise dos resultados das avaliações externas dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Zinha Meira, em que detectamos significativas dificuldades de leitura e interpretação de textos multimodais, tais como a Charge. Notamos que os alunos liam os textos isolando as modalidades verbais das não verbais, procurando a significação apenas na superfície textual. Com isso, não se voltavam para as imagens (que não são meramente ilustrativas, mas também portadoras de ideologias), tampouco para o contexto, ignorando que juntos constituem a tessitura discursiva, pois não foram escolhidos aleatoriamente pelo chargista. De mais a mais, verificamos a preferência dos professores pelo trabalho com textos monomodais, evidenciando a linguagem verbal através de práticas tradicionais de ensino de gramática, que se revelam inadequadas e limitadoras do potencial cognitivo do aluno, comprometendo a ampliação do processo de leitura e interpretação textual. Assim, nesta pesquisa, hipotetizamos que o desenvolvimento de atividades de leitura crítica, analisando as semioses que compõem a Charge, pode contribuir para o aperfeiçoamento da prática leitora trabalhada pelo professor, bem como para o despertar da criticidade social de alunos do 7º ano do EF, uma vez que se faz perceber a função comunicativa do texto de que se vale o produtor textual. O objetivo geral que norteou esta investigação foi evidenciar os resultados da proposta interventiva para a leitura de Charges, validando ou não a eficiência do trabalho realizado como estratégia de multiletramento para o Ensino Fundamental. Para tanto, fundamentamo-nos no aporte teórico da Linguística Sistêmico-Funcional, seguindo Halliday (1994), no tocante aos contextos, em interlocução com a Gramática do Design Visual, de Kress e van Leeuwen (2006 [1996]), valendo-nos de algumas ferramentas de análise de imagens. Justifica-se esta proposta em função da variedade de textos multissemióticos que exigem o domínio dessa hibridização da linguagem, para a qual o aluno deve se preparar, inclusive como condição de inclusão social e cultural, sendo, portanto, uma tarefa da qual a escola não pode se esquivar. Metodologicamente, desenvolvemos um Projeto Educacional de Intervenção, sob a perspectiva de uma adaptação da Sequência Didática proposta por Dolz et al. (2004), no qual realizamos um estudo sistemático, aliando teoria à prática, e análises multissemióticas de Charges com temáticas sociais diversas. Como resultados, foi possível constatar uma maior interação dos alunos com as aulas, em que fizeram leituras produtivas e críticas do gênero Charge, e que houve um aumento na média de proficiência de leitura multimodal de 44,8% para 71,8%.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/425
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