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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/427
Título: | O diário de Anne Frank como possibilidade de ampliação do domínio discursivo na formação leitora |
Autor(es): | Oliveira, Aline Graciele Ferreira |
Orientador(ra): | Oliveira, Ilca Vieira de |
Membro(s) Banca: | Oliveira, Ilca Vieira de |
Palavras-chave: | Leitura;Letramento;Diário – Gênero literário;Frank, Anne, 1929-1945 |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Letras |
Data do documento: | 9-Ago-2020 |
Resumo: | Esta pesquisa é resultado de um trabalho de intervenção sobre o gênero diário em sala de aula e tem como objetivo geral desenvolver habilidades exigidas para a compreensão do gênero diário, descrevendo as implicações desse trabalho para o ensino de leitura como objeto de proficiência leitora crítica Ensino Fundamental II. Busca-se por meio desse trabalho contribuir com as práticas pedagógicas com a linguagem, a fim de ampliar as possibilidades de os alunos desenvolverem habilidades de leitura de um texto sob diferentes perspectivas, observando a função social do gênero, o seu papel na sociedade e qual o seu contexto de produção, circulação e recepção. Durante a pesquisa, foi aplicado um diagnóstico das práticas de leitura dos alunos e, a partir dos resultados, foi montada e desenvolvida uma sequência básica da leitura do livro O diário de Anne Frank, abarcando uma grande diversidade de interesses capazes de despertar a formação leitora com os alunos do 9º ano Branco da Escola Estadual São Francisco de Assis, do município de Botumirim/MG. Por meio dessa metodologia, uma sequência composta por quatro passos: motivação, introdução, leitura e interpretação. Um café literário e a escrita de um diário, possibilitou aguçar o gosto pela leitura e uma efetiva participação dos alunos. A fundamentação teórica deste trabalho pauta-se na sequência básica apresentada por Rildo Cosson (2016), na formação leitora apresentada por Ferrarezi Jr. e Carvalho (2017), na leitura numa perspectiva interativa, reportando às contribuições de Isabel Solé (1998), Ingedore Villaça Kock e Vanda Maria Elias (2014). Citaremos a literatura juvenil abordada por Teresa Colomer (2003) e José Nicolau Gregorin Filho (2011), os fundamentos de literatura e literatura de testemunho a partir Antonio Candido (1995) e Márcio Seligmann-Silva (2016), aprofundaremos no gênero diário a partir dos autores Mikhail Bakhtin (1997) e Philippe Lejeune (2008). |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/427 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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