Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/429
Título: Uma experiência de letramento com o gênero relato pessoal na formação leitora e escritora de alunos do 9º ano
Autor(es): Silva, Andréa Eloíza Barboza da
Orientador(ra): Lima, Maria da Penha Brandim
Membro(s) Banca: Lima, Maria da Penha Brandim
Palavras-chave: Letramento;Leitura;Escrita;Relato pessoal
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Letras
Data do documento: 3-Jul-2020
Resumo: Este estudo surgiu da constatação de que é grande o número de alunos do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Timóteo Lisboa Guerra que apresentam dificuldades em leitura e escrita, e da necessidade de elaborar propostas para ajudar a aprimorar essas habilidades. Para atingir tal propósito apoiou-se nas contribuições de Koch e Fávero (2000), Celani (2000), Moita Lopes (1996), Soares (2003), Rojo (2009), Koch (2003), Elias (2018), Bakhtin (2003) e Marcuschi (2009), Foucault (1992), Lima (1986) Lejeune (2008), Köch, Marinello e Boff (2012), e Dolz, Noverraz, e Schneuwly (2004), dentre outros aportes que usamos enquanto teoria para desenvolvimento deste estudo. O trabalho investigativo justificou-se devido à identificação de alunos que chegaram ao 9º ano com problemas de leitura e escrita, a fim de levá-los ao desenvolvimento de sua competência leitora e escritora e valorizar suas experiências pessoais. Partimos da hipótese de que o trabalho com o gênero relato pessoal, por intermédio de uma sequência didática, pudesse auxiliar o letramento dos alunos. A metodologia utilizada foi a de pesquisa-ação dado o seu caráter interpretativo e interventivo, e com abordagem qualitativa, tendo em vista que nosso interesse foi aprofundar no letramento do gênero relato pessoal. Para a coleta de dados foram analisados textos produzidos pelos alunos para o levantamento do diagnóstico sobre as dificuldades apresentadas, que apontaram para a necessidade de se desenvolver um trabalho específico com a leitura e a escrita, enfocando aspectos linguísticos, ortográficos e de letramento do gênero relato pessoal. O Projeto Educacional de Intervenção (PEI) foi consolidado por meio de atividades de trabalho com sequência didática, mediante o gênero textual relato pessoal, em uma perspectiva diferenciada, com realização de oficinas de produção textual de relatos pessoais pelos módulos: reconhecendo o gênero; dialogando com o gênero; produzindo o gênero; reescrevendo o gênero, e organizando um livro de relatos. Com base na comparação entre os resultados das atividades diagnósticas e as atividades do PEI, observamos um avanço nas habilidades de compreensão e produção textual, principalmente quanto ao gênero relato pessoal, o que nos permitiu uma reflexão sobre a importância de se promover práticas de letramento na escola.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/429
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRÉA ELOÍZA BARBOZA DA SILVA.pdfUma experiência de letramento com o gênero relato pessoal na formação leitora e escritora de alunos do 9º ano11,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.