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Título: A especificidade lexical nos comandos avaliativos: uma proposta para ampliação vocabula
Autor(es): Santos, Daniele Soares Ribeiro dos
Orientador(ra): Coelho, Maria do Socorro Vieira
Lima, Bruno de Assis Freire de
Membro(s) Banca: Coelho, Maria do Socorro Vieira
Palavras-chave: Léxico;Item;Questão;Formação docente;Lexicografia pedagógica
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 11-Ago-2021
Resumo: O objeto de estudo desta Dissertação é a especificidade lexical dos enunciados nos comandos das provas escolares. Nesse sentido, a investigação objetivou, precipuamente, oferecer aos professores de uma Escola Estadual de Montes Claros, Minas Gerais, informações para a elaboração de itens e questões com comandos claros e acessíveis e no nível mínimo de conhecimento de vocabulário esperado dos alunos. O tema justifica-se pelo fato de que os alunos, muitas vezes, se equivocam ao interpretar os termos dos comandos das avaliações escolares, o que os induz a erros que resultam em notas negativas em suas avaliações. Para atingir os objetivos desejados, a metodologia utilizada incluiu as pesquisas bibliográfica, documental, qualitativa e pesquisa-ação. As duas últimas foram desenvolvidas por meio da aplicação de questionários semiestruturados e da realização de minicursos com procedimentos teórico-práticos para preencher a lacuna deixada pelos cursos de graduação em relação ao conhecimento do léxico especializado utilizado nos comandos de atividades avaliativas. A metodologia sugere, também, a técnica do uso de dicionários durante as aulas. Na pesquisa bibliográfica, entre outras, foram investigadas as teorias da Terminologia e da linguagem especializada, o Léxico, suas possibilidades e seus valores semântico-discursivos, da Lexicografia e da Lexicografia pedagógica, além de discutir o cenário de um dos seis elementos da Didática, a Avaliação, processo tanto sistemático, aplicado na escola, quanto sistêmico, com exames governamentais nacionais também chamados de “larga escala” ou “avaliação externa”, e abordados por meio de pesquisa documental. Como produções acadêmicas, além de oferecer minicursos aos docentes participantes da pesquisa, este trabalho estendeu esses cursos aos alunos de Mestrado do PPGMPLetras e aos alunos de graduação do Curso de Letras da Universidade Estadual de Montes Claros/Januária. Os resultados da pesquisa apontaram para o sucesso sólido dos participantes na elaboração de itens e questões de avaliação, e também na adaptação de sua estrutura, bem como dos aspectos linguísticos específicos que compõem esses instrumentos de avaliação.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/430
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