Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/438
Título: | Reinventando o conto literário: uma estratégia para formação de leitores e escritores proficientes |
Autor(es): | Sá, Edna Gomes de |
Orientador(ra): | Moraes, Carla Roselma Athayde |
Membro(s) Banca: | Moraes, Carla Roselma Athayde |
Palavras-chave: | Leitura;Escrita;Gênero Conto;Sequência didática |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Letras |
Data do documento: | 22-Jun-2020 |
Resumo: | Pesquisa realizada com a finalidade de responder se o trabalho fundamentado em estratégias de leitura e (re) escrita com o gênero conto contribui para a aquisição de habilidades de escrita e com o objetivo geral de analisar a prática pedagógica voltada para o desenvolvimento da proficiência leitora e habilidades de escrita do gênero conto de alunos do 7° Ano do Ensino Fundamental II. De modo específico buscou-se (i) explorar conhecimentos teóricos, inerentes ao processo de aquisição das habilidades de leitura proficiente e (re) escrita de contos literários; (ii) diagnosticar problemas na compreensão leitora e proporcionar um direcionamento da produção de textos do gênero conto, de alunos do 7° ano do (EF); (iii) explorar estratégias cognitivas e metacognitivas de leitura; (iv) analisar as características do gênero conto e os elementos textuais envolvidos na enunciação das atividades de sua produção; (v) elaborar uma ação interventiva nos moldes da Sequência Didática (SD), proposta por Dolz e Schnewly (2004); (vi) propor atividades para o desenvolvimento de habilidades de leitura proficiente e (re) escrita de contos literários e, (vii) avaliar os resultados da ação interventiva com a aplicação de produção de texto escrito. A fundamentação teórica teve como base os estudos de Bakhtin (1981), (2000) e (2011), Gerhardt (2012), Koch (2006), Kato (1999), Kleiman (2002-2013), Dolz e Schnewly (2004), entre outros. O método foi a pesquisa-ação, numa perspectiva de abordagem qualitativa, com atividades embasadas nos moldes da Sequência Didática. Os resultados permitiram a alcançar a hipótese de uma experiência mediada por estratégias com leitura e (re) escrita de conto literário, como prática pedagógica, pode contribuir para a consolidação de habilidades de escrita dos alunos, através de um trabalho sistematizado e bem planejado, visando ao desenvolvimento integral do educando e que a reflexão sobre a realidade, como parte da prática pedagógica, possibilita um trabalho capaz de promover a inserção plena do aluno no mundo globalizado. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/438 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDNA GOMES DE SÁ.pdf | Reinventando o conto literário: uma estratégia para formação de leitores e escritores proficientes | 6,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.