Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/440
Título: Leitura crítica no ensino fundamental: um trabalho de leitura a partir das notícias falsas no meio virtual
Autor(es): Milo, Janine Ferreira Pinto
Orientador(ra): Lima, Maria da Penha Brandim de
Membro(s) Banca: Martins, Antônio Carlos Soares
Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Palavras-chave: Leitura crítica;Ensino de Língua Portuguesa;Letramento
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 25-Set-2019
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi de analisar de que forma a leitura crítica e o letramento digital no ensino fundamental poderia desenvolver a proficiência leitora dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Visando assim, responder como as notícias falsas que circulam no meio digital contribuem para o desenvolvimento da proficiência leitora dos alunos do 9º verde do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Dona Quita Pereira da cidade de Montes Claros/MG. Destarte, o ponto de partida deste trabalho é a reflexão de notícias falsas, ou também denominadas de Fake News (termo em inglês, popularmente utilizado para definir esse tipo de notícia), compartilhadas nas redes sociais, notadamente via WhatsApp, analisando o seu conteúdo, características e modos de produção e circulação a fim de contribuir para a redução das dificuldades em relação à compreensão, interpretação e elaboração de opinião crítica. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e quantitativa. E, quanto a análise de dados estes foram coletados através de dois questionários: um para conhecer o perfil dos alunos participantes da pesquisa, e o outro, diagnosticar a habilidade de leitura crítica de textos que circulam nas redes sociais. Fundamentando-se no aporte teórico de Thiollent (1995); Coscarelli (2007); Koch (2010); Freire (1988); Martins (1996); Silva (2014); dentre outros. Como conclusão, a partir da análise de dados, observamos que apesar da falta de hábito de leitura dos alunos da turma verde em específico em decorrência dessa ser considerada a turma de intervenção da escola podemos constatar que o trabalho com a leitura crítica de notícias falsas proporcionou o engajamento dos discentes de forma tal que foi possível perceber a mudança de postura deles, após a aplicação desta pesquisa.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/440
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Janine Ferreira, Leitura crítica, 2019.pdfLeitura crítica no ensino fundamental: Um trabalho de leitura a partir das notícias falsas no meio virtual3,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.