Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/444
Título: | A leitura no gênero notícia no facebook |
Autor(es): | Lopes, Daniele Maciel |
Orientador(ra): | Nepomuceno, Arlete Ribeiro |
Membro(s) Banca: | Meira, Ana Clara Gonçalves Alves de Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de |
Palavras-chave: | Notícia;Leitura;Facebook |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Linguistica |
Data do documento: | 28-Mar-2019 |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva apresentar propostas para desenvolver as habilidades de leitura, compreensão e interpretação do gênero notícia, veiculado na rede social Facebook. Para atingir tal propósito, fundamenta-se nos construtos teóricos da Linguística Textual, com ênfase em sua terceira fase, a partir das perspectivas de Koch (2009), Koch e Elias (2012), Bakhtin (1992, 2003), Marcuschi (2008), Cosson (2018), Solé (2008), entre outros. Justifica-se pela necessidade de buscar contribuir para amenizar dificuldades de leitura do gênero notícia, de alunos de uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, por meio de uma proposta interventiva, de forma a torná-los aptos ao entendimento do modo como as notícias são construídas. Partimos da hipótese de que o aluno poderá melhorar sua competência leitora se conseguir reconhecer a estrutura composicional das notícias. Atrelado a isso, hipotetizamos, ainda, que o Facebook poderá funcionar como recurso facilitador no processo de entendimento de como esse gênero se constrói. Como expediente metodológico, propomos uma pesquisa-ação de cunho quanti-qualitativo. Inicialmente, foi aplicada uma atividade diagnóstica (Corpus I) com o objetivo de averiguar os conhecimentos dos alunos sobre notícias. Após a aplicação dessa atividade, com os resultados obtidos, utilizamos outras notícias de temáticas diferentes, tendo como suporte o Facebook, para a atividade de intervenção (Corpus II). Posteriormente à coleta de dados (Corpus II), aplicamos uma nova atividade pós-interventiva, com intuito de detectar possíveis avanços. À luz dos corpora analisados, os resultados comprovam a hipótese aventada de que a competência leitora dos alunos possa ser melhorada por meio da exposição e do modo como o gênero notícia se constrói no suporte de publicação escolhido: Facebook. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/444 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daniele Maciel - leitura - 2019.pdf | A leitura no gênero notícia no facebook | 7,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.