Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/445
Título: | Estratégias de leitura do gênero Tirinha no Ensino Fundamental: uma abordagem discursiva dos efeitos de sentido irônicos |
Autor(es): | Macedo, Jucieny Maria |
Orientador(ra): | Moraes, Carla Roselma Athayde |
Membro(s) Banca: | Tondinelli, Patrícia Goulart Lima, Maria da penha Brandim de |
Palavras-chave: | Estratégia;Ironia;Tirinhas |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Linguistica |
Data do documento: | 26-Set-2019 |
Resumo: | Esta Dissertação busca investigar e aplicar estratégias eficazes para sanar dificuldades de leitura e compreensão dos efeitos de sentido irônicos, veiculados no gênero discursivo/textual tirinha, em alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. O trabalho tem como objetivo propor reflexões, desenvolvimento e aplicação de estratégias de leitura, por meio de módulos, a fim de auxiliar os alunos, no que diz respeito à habilidade de leitura e compreensão do gênero. A hipótese inicial desta pesquisa é de que a habilidade de depreender a ironia em tirinhas pode ser desenvolvida com a proposição de estratégias didáticas mediadas e sistematizadas pelo professor. Assim, desenvolvemos um Plano Educacional de Intervenção, que tem como base o desenvolvimento das habilidades de inferir e depreender o efeito de sentido irônico no gênero tirinha. Como referencial teórico deste trabalho, a pesquisa utiliza autores como Bakhtin (1997), Ducrot (1987), Maingueneau (2008), Isabel Solé (1998), Marcuschi (2008), Ramos (2017), Rojo e Barbosa (2015), Thiollent (2011) Vergueiro (2007), Koch (2010), Dolz; Noverraz; Schneuwly, (2004), Possenti (1998), entre outros. Como metodologia, fizemos uma seleção cuidadosa do corpus de tirinhas, visando ao desenvolvimento das habilidades, utilizando, de forma adaptada, o dispositivo metodológico da Sequência Didática, com o propósito de ensino, exploração e aplicação de estratégias para percepção do efeito de sentido irônico no referido gênero. A partir dessa análise e de atividades diagnósticas aplicadas para os alunos do 8º ano, foram desenvolvidos módulos com foco no desenvolvimento das habilidades citadas. Os alunos fizeram atividades de verificação pré e pós-interventivas. Foi possível verificar que alguns alunos demonstraram compreender bem a construção do efeito de sentido irônico em tirinhas - e apresentaram essa compreensão através de perguntas (orais em discussões na sala ou escritas nas atividades), percebendo a interação dos elementos verbais e visuais que constituem o gênero e aprimoramento de habilidades de leitura. Por fim, apresentamos uma análise comparativa entre os resultados obtidos pelos alunos na atividade diagnóstica e nas realizadas após o desenvolvimento das oficinas. Os resultados evidenciam que a habilidade de depreender o efeito de sentido irônico em tirinhas é passível de ser ensinada por meio de atividades sistematicamente organizadas e desenvolvidas de maneira mediada pelos professores. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/445 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jucieny Macedo - estratégias de leitura, 2019.pdf | Estratégias de leitura do gênero Tirinha no Ensino Fundamental: uma abordagem discursiva dos efeitos de sentido irônicos | 4,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.