Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/446
Título: Estratégias metacognitivas e sociocognitivas no processo de ensinoaprendizagem da leitura intertextual
Autor(es): Leite, Marilene de Souza Araújo Marilene de Souza Araújo
Orientador(ra): Moraes, Carla Roselma Athayde
Membro(s) Banca: Tondinelli, Patrícia Goulart
Lima, Maria da penha Brandim de
Palavras-chave: Metacognição;Sociocognição;Estratégia de leitura;Leitura intertextual
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 26-Set-2019
Resumo: Esta pesquisa é uma proposta do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) que considera fundamentais o desenvolvimento de investigações baseadas em problemas diagnosticado na sala de aula do Ensino Fundamental, e desenvolvermos proposta de intervenção na tentativa de interferir, positivamente, nos problemas apresentados. Nessa perspectiva, a partir das experiências como professora de Língua Portuguesa em escola pública, e por meio dos resultados das avaliações sistêmicas, verificamos que muitos alunos apresentam dificuldades no quesito leitura. Diante disso, este trabalho pretendeu verificar as contribuições do desenvolvimento de uma proposta interventiva, com atividades de intervenção pedagógica, via estratégias metacognitivas e sociocognitivas associadas às estratégias de leitura. A hipótese foi de que uma das dificuldades dos alunos na compreensão do texto está relacionada à falta de conhecimento de algumas estratégias de leitura, ou ainda, por não saber usá-las quando deparam com alguns problemas nesse processamento. Partimos do pressuposto de que atividades de leitura intertextual de contos clássicos infantis, trabalhadas de forma consciente e reflexiva no processo interacional de ensino-aprendizagem, podem propiciar aos sujeitos a aquisição da habilidade em utilizar os seus conhecimentos linguísticos e extralinguísticos durante a compreensão de texto. Para o desenvolvimento dessas atividades, elaboramos perguntas de reflexão e conscientização para ajudar os aprendizes a se autoconhecerem; questões que explicitam “como” utilizar as estratégias e o “porquê” elas ajudam na leitura; e intertextos que visam à ativação dos conhecimentos prévios. A metodologia foi embasada nos procedimentos metodológicos da pesquisa-ação de cunho qualitativo que, a partir da prática reflexiva, interfere nos problemas diagnosticados e aprimora de forma colaborativa a realidade dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Para fundamentar a proposta, foram realizados estudos com base em Solé (1998), Koch e Elias (2014), Coscarelli (2002), Kato (1999), Koch (2016), Portilho (2011, 2012), Smith (2003), Van Dijk (2017), Vigotski (2008) e outros. A análise dos resultados mostrou que essa prática pedagógica utilizada contribuiu de forma eficaz para que os sujeitos pesquisados melhorassem seus resultados em leitura. Esperamos que este trabalho venha contribuir não só com a melhoria da habilidade de leitura dos alunos, mas também, proporcione aos docentes mais reflexão e reconhecimento de que necessitamos, constantemente, aprimorar nossos conhecimentos teóricos e metodológicos, a fim de intervirmos positivamente na realidade em que atuamos.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/446
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marilene Leite - estratégias metacognitivas, 2019.pdfEstratégias metacognitivas e sociocognitivas no processo de ensinoaprendizagem da leitura intertextual6,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.