Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/451
Título: Poesia. Presente!: a leitura literária nos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Conceição, Marcone Mendes da
Orientador(ra): Penido, Luiz Henrique Carvalho
Membro(s) Banca: Penido, Luiz Henrique Carvalho
Palavras-chave: Letramento literário;Leitura;Poesia;Performance
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Letras
Data do documento: 9-Jul-2020
Resumo: Esta pesquisa apresenta a problemática do letramento literário no que tange à ausência dos trabalhos com a poesia e o gênero poema como manifestação artística e estética nos anos finais do ensino fundamental. Para fazer a poesia presente no espaço escolar, a proposta da pesquisa objetivou instigar os alunos do 6º ano da Escola Estadual Lauro Machado, Turmalina – MG, à leitura literária de poemas e ao exercício poético, promovendo a formação humana dos alunos e os vínculos sociocomunitários entre os sujeitos mediante os atos de performance do texto poético. O estudo buscou alicerçar-se nas propostas e concepções da Base Nacional Comum Curricular (2016) para o Ensino Fundamental II. Para tanto, seu refinamento foi operado pelos pressupostos das pesquisas em Letramento e Letramento Literário, considerando os postulados teóricos de Magda Soares e Rildo Cosson. Antonio Cândido contribuiu como aporte teórico pelas suas reflexões a respeito do aspecto humanizador da literatura. Sobre a especificidade da literatura e da leitura literária e poética, lançamos mão das reflexões de Michèlle Petit, Marisa Lajolo, Octavio Paz e Vicent Jouve. Outras teorias ainda deram sustentação ao trabalho, a considerar Paul Válery, Alfredo Bosi, Ítalo Moriconi, Roland Barthes, Jorge Glusber e Décio Pignatari. As reflexões teóricas de Paul Zumthor sustentam a pesquisa quanto aos aspectos da performance. Dado o caráter empírico do trabalho, empregou-se o procedimento da pesquisa-ação para diagnosticar o problema, expondo as análises de natureza qualitativa. Já os rumos metodológicos tomados com a prática da leitura poética foram traçados com base nas reflexões da Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss. Cumpre esclarecer que as atividades do plano de ação foram elaboradas visando à fruição e ao prazer pela leitura poética, de maneira dinâmica e sistêmica, e aplicadas em oficinas. Os resultados obtidos constataram que a proposta utilizada pode ser um importante aliado para o letramento literário, pois possibilitou aos alunos adquirir e desfrutar dos benefícios da experiência poética. Desta forma, este trabalho espera colaborar para o aprimoramento da prática pedagógica, por meio da leitura literária e poética no espaço escolar, difundindo o papel formador e humanizador da experiência literária.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/451
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCONE MENDES DA CONCEIÇÃO.pdf7,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.