Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/454
Título: “Com sua voz de mulher”: o letramento literário pelo contar de Marina Colasanti
Autor(es): Ferreira, Maria Juliana Correa
Orientador(ra): Oliveira, Ilca Vieira de
Membro(s) Banca: Oliveira, Ilca Vieira de
Palavras-chave: Letramento literário;Formação do leitor;Conto – Gênero literário;Colasanti, Marina, 1937-
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Letras
Data do documento: 3-Ago-2020
Resumo: Este trabalho, que consiste em uma investigação sobre o processo de formação de leitores literários no ensino fundamental, teve como principal objetivo promover, por meio do gênero conto, o letramento literário de alunos do 9º ano da Escola Estadual Augusta Valle, na cidade de Montes Claros, norte de Minas Gerais. Para a realização desta pesquisa, foi utilizado o método de pesquisa-ação, com um projeto interventivo composto por oficinas nas quais foram trabalhados os contos “A princesa mar a mar”, “Eram três, e um precipício”, “Um cantar de mar e vento”, “Longe como o meu querer”, “Rio abaixo, rio acima” e “Com sua voz de mulher” presentes na coletânea Longe como o meu querer, de Marina Colasanti, publicada em 2002. Essas oficinas foram ancoradas na Sequência Básica proposta por Rildo Cosson, com a motivação, introdução, a leitura e a interpretação. Pretendeu-se, com este trabalho, oferecer uma discussão relevante sobre o tema, pautada em autores como Ângela Kleiman (2004), Rildo Cosson (2009 e 2018), que discutem a prática do letramento literário na escola, a ampliação e o estímulo da leitura; Graça Paulino (2010), entre outros autores que reforçam a necessidade das práticas de letramento literário como ferramenta necessária para a efetiva formação do leitor. Os resultados apontaram que a grande maioria dos alunos não demonstrava interesse pelo texto literário, o que revelou a necessidade de um trabalho de intervenção voltado à formação leitora. Comprovou-se, por fim, que, por meio de proposições motivadoras, é possível favorecer aos estudantes uma relação prazerosa com o texto literário, o que, no nosso caso, resultou em discentes mais atraídos por esse tipo de leitura.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/454
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA JULIANA CORREA FERREIRA.pdf3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.