Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/454
Título: | “Com sua voz de mulher”: o letramento literário pelo contar de Marina Colasanti |
Autor(es): | Ferreira, Maria Juliana Correa |
Orientador(ra): | Oliveira, Ilca Vieira de |
Membro(s) Banca: | Oliveira, Ilca Vieira de |
Palavras-chave: | Letramento literário;Formação do leitor;Conto – Gênero literário;Colasanti, Marina, 1937- |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Letras |
Data do documento: | 3-Ago-2020 |
Resumo: | Este trabalho, que consiste em uma investigação sobre o processo de formação de leitores literários no ensino fundamental, teve como principal objetivo promover, por meio do gênero conto, o letramento literário de alunos do 9º ano da Escola Estadual Augusta Valle, na cidade de Montes Claros, norte de Minas Gerais. Para a realização desta pesquisa, foi utilizado o método de pesquisa-ação, com um projeto interventivo composto por oficinas nas quais foram trabalhados os contos “A princesa mar a mar”, “Eram três, e um precipício”, “Um cantar de mar e vento”, “Longe como o meu querer”, “Rio abaixo, rio acima” e “Com sua voz de mulher” presentes na coletânea Longe como o meu querer, de Marina Colasanti, publicada em 2002. Essas oficinas foram ancoradas na Sequência Básica proposta por Rildo Cosson, com a motivação, introdução, a leitura e a interpretação. Pretendeu-se, com este trabalho, oferecer uma discussão relevante sobre o tema, pautada em autores como Ângela Kleiman (2004), Rildo Cosson (2009 e 2018), que discutem a prática do letramento literário na escola, a ampliação e o estímulo da leitura; Graça Paulino (2010), entre outros autores que reforçam a necessidade das práticas de letramento literário como ferramenta necessária para a efetiva formação do leitor. Os resultados apontaram que a grande maioria dos alunos não demonstrava interesse pelo texto literário, o que revelou a necessidade de um trabalho de intervenção voltado à formação leitora. Comprovou-se, por fim, que, por meio de proposições motivadoras, é possível favorecer aos estudantes uma relação prazerosa com o texto literário, o que, no nosso caso, resultou em discentes mais atraídos por esse tipo de leitura. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/454 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA JULIANA CORREA FERREIRA.pdf | 3,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.