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Título: A referenciação em contos de suspense: uma estratégia de leitura para o ensino fundamental
Autor(es): Souza, Maria Thereza Santos Ferreira e
Orientador(ra): Nepomuceno, Arlete Ribeiro
Membro(s) Banca: Nepomuceno, Arlete Ribeiro
Palavras-chave: Leitura;Conto de suspense;Referenciação;Anáfora indireta
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 2-Jul-2020
Resumo: Este trabalho objetivou intervir na realidade linguística de uma turma de oitavo ano da rede estadual de ensino, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura e compreensão textual, por meio do estudo da referenciação, anáfora indireta, numa perspectiva discursiva, direcionada para além da simples retomada de elementos na superfície textual. Para tanto, fundamentamo-nos no quadro teórico da Linguística Textual de base sociocognitivo-interacionista, em estudos elaborados por Koch e Elias (2012), Koch (2005; 2009), Bakhtin (1997), Marcuschi (1998; 2005), Solé (1998), Kleiman (2014), Soares (2003), Cavalcante, Custódio Filho, Brito (2014), Cavalcante (2005), Mondada e Dubois (2003), entre outros. Esta pesquisa justificou-se, primordialmente, em função dos níveis insatisfatórios de proficiência em leitura aferidos por avaliações governamentais sistêmicas, e, diante disso, considerando a importância do trabalho satisfatório com leitura em sala de aula, verificamos a necessidade da proposição de novas estratégias, visando à transformação dessa realidade. A priori, partimos do seguinte questionamento: o estudo da referenciação, instanciado em anáforas indiretas pronominais e nominais, como estratégia de leitura, através do gênero conto de suspense, contribui para o desenvolvimento de habilidades leitoras do aluno do 8º ano do ensino fundamental? Metodologicamente, por meio de uma pesquisa-ação de expediente qualitativo, compusemos dois corpora, os quais constituem atividades de compreensão, interpretação textual, compostas por questões discursivas (Atividade diagnóstica – corpus I – e teste pós-intervenção – corpus II). À luz das análises concluídas, após aplicação das atividades interventivas, comprovamos a hipótese aventada neste estudo de que a partir de um estudo instigante e desafiador, dos processos referenciais numa perspectiva sociocognitivo- interativa, em específico das anáforas indiretas, com o gênero conto de suspense, devido à sua narrativa instigadora, é possível desenvolver a competência leitora dos alunos. Como conclusão geral, os resultados demonstram que o trabalho com a referenciação, numa perspectiva discursiva, contribui para o desenvolvimento proficiente de habilidades de compreensão leitora, uma vez que possibilita ao aluno o estudo do texto em sua completude, como produto inacabado, atentando-se aos explícitos, implícitos, produções de sentido a partir das escolhas lexicais e referenciais presentes nos gêneros, propicia, assim, a formação de um leitor coautor, crítico e autônomo diante dos recursos linguísticos inerentes a sua língua materna.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/455
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