Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/457
Título: | Letramento literário: uma proposta de encontro com o universo de Lygia Bojunga |
Autor(es): | Santos, Marisa Rodrigues Lopes dos |
Orientador(ra): | Lima, Maria da Penha Brandim de |
Membro(s) Banca: | Lima, Maria da Penha Brandim de |
Palavras-chave: | Letramento literário;Sequência básica;Formação leitor;Bojunga, Lygia, 1932- |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Letras |
Data do documento: | 3-Jul-2020 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por tema o Letramento Literário visando à inserção das práticas leitoras dos estudantes da Educação Básica do Ensino Fundamental II em seu cotidiano escolar a partir do universo da Literatura. O ponto de partida para a realização da investigação proposta foi o conhecimento empírico como professora da área de Língua Portuguesa relacionado às questões de Letramento Literário. Objetivou-se com este trabalho promover e ampliar a formação leitora de uma turma de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Afonso Arinos, única escola pública estadual, localizada na cidade de São Romão, norte de Minas. Trata-se aqui de uma pesquisa-ação como postulado por Michel Thiollent (1986), realizada por meio da metodologia de pesquisa qualitativa e quantitativa conforme definidas pelos autores Dalfovo, Lana e Silveira (2008), na perspectiva da execução de um projeto de intervenção, tendo em vista ainda as pesquisas exploratória, descritiva e explicativa de acordo com Antônio Carlos Gil (1991). Apresentamos a importância da leitura na formação integral dos educandos, explicitada na documentação vigente intitulada de Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que, em tese, traz em seu esboço a leitura como prática que corrobora com o desenvolvimento global do ser humano em sua formação escolar. Abordamos também a relevância da literatura, do letramento, do letramento literário à vida dos educandos a partir das contribuições teóricas de Antonio Candido (2004), Antoine Compagnon (2009), Marisa Lajolo (1984, 1993) Magda Soares (2009), Ângela Kleiman (1995), Rildo Cosson (2006, 2014), Isabel Solé (1998), Brian Street (2014), Suzana Vargas (2000), Michèle Petit (2009), Pierre Bourdieu (2011) entre outros autores. Desenvolvemos um plano de ação com a obra A bolsa amarela (2008) de Lygia Bojunga, aplicando os passos da Sequência Básica postulada por Rildo Cosson (2014) com enfoque na motivação para a leitura fruição, e propomos a leitura e apresentação de outras quatro obras da mesma autora (O sofá estampado, A casa da madrinha, Corda bamba e Tchau) numa Semana Literária realizada no recinto escolar, a qual contou com apresentação de outras obras literárias escolhidas pelos alunos de outras séries. Ao concluirmos as atividades propostas, percebemos um maior envolvimento dos alunos participantes com a leitura literária, a ampliação de seus repertórios leitores e comprovamos ser possível desenvolver a leitura fruição no ambiente escolar. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/457 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARISA RODRIGUES LOPES DOS SANTOS.pdf | 3,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.