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Título: Quadrinhos em sala de aula: a linguagem quadrinhística aplicada ao letramento verbo-visual em uma turma de Ensino Fundamental II
Autor(es): Borges, Josilene Rodrigues.
Orientador(ra): Penido, Luiz Henrique Carvalho
Membro(s) Banca: Lacerda, Priscila Brasil Gonçalves
Lima, Maria da penha Brandim de
Palavras-chave: letramento verbo-visual;quadrinhos;linguagem quadrinhística
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 28-Mar-2021
Resumo: Este estudo tem como objeto de investigação a linguagem quadrinhística aplicada ao letramento verbo-visual em uma turma de Ensino Fundamental II. Seu objetivo geral é analisar, através de investigação teórico-prática, a dificuldade dos alunos participantes da pesquisa em ler e interpretar bem textos que envolvam a linguagem quadrinhística, bem como o desenvolvimento de intervenção pedagógica junto ao problema, a fim de minimizá-lo. Especificamente, objetiva: a) pesquisar e estudar autores que abordem conhecimentos referentes à linguagem dos quadrinhos e ao letramento; b) elaborar atividades didático-pedagógicas com o propósito de coletar material para análise; c) aplicar as atividades didático-pedagógicas; d) elaborar um plano de ação a ser desenvolvido na turma participante da pesquisa; e) promover a intervenção pedagógica, objetivando minimizar as dificuldades de leitura e interpretação de textos que envolvem a linguagem quadrinhística; f) comparar os resultados da fase diagnóstica com os da fase pós-intervenção para avaliação dos mesmos; g) ao término da pesquisa, contribuir satisfatoriamente para o alcance de melhor proficiência leitora dos alunos, especificamente no que se refere à leitura e à interpretação de textos que envolvam a linguagem quadrinhística. As hipóteses foram as seguintes: a) a partir de estratégias eficientes e da prática de intervenção pedagógica, os problemas detectados relativos às dificuldades de leitura e interpretação de textos que envolvam recursos da linguagem dos quadrinhos seriam amenizados, de modo que a competência leitora dos participantes da pesquisa seria aprimorada; b) o trabalho com a linguagem das HQs poderia oportunizar condições favoráveis a um possível interesse pela leitura de outros quadrinhos que não só Turma da Mônica, mas outras narrativas, inclusive clássicos adaptados em quadrinhos. Para a realização deste estudo, buscamos fundamentação na Linguística e Semiótica e em pesquisadores que abordassem conhecimentos referentes à linguagem dos quadrinhos, como: Daniele Barbieri (2017), Cagnin (2014) Vergueiro (2009; 2010; 2014), Ramos (2014), Postema (2018). Luyeten e Lovetro (2017) e Santos Neto e Silva (2015), que abordam os quadrinhos no plano pedagógico e as possibilidades que estes proporcionam aos alunos; Magda Soares (2009) e Rildo Cosson (2014a; 2014b), que tratam das práticas de letramento, entre outros, fundamentam esta pesquisa. Quanto aos procedimentos metodológicos adotados, utilizamos a pesquisa-ação para aliar os conhecimentos teóricos adquiridos à prática, intervindo no problema detectado e a análise quanti-qualitativa para a avaliação dos dados coletados. Ao final do estudo, entendemos que houve um avanço significativo na postura de muitos alunos com relação à leitura de quadrinhos. Desse modo, através da utilização das histórias em quadrinhos, acreditamos ter contribuído para o letramento visual dos alunos participantes.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/459
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