Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/460
Título: | Miniconto digital: leitura e produção de texto multimodal |
Autor(es): | Lima, Danielle Martins |
Orientador(ra): | Santos, Fábia Magali. |
Membro(s) Banca: | Ribeiro, Ana Elisa Ferreira Oliveira, Ilca vieira de |
Palavras-chave: | miniconto;tecnologias digitais;multiletramento;multimodalidade |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Linguistica |
Data do documento: | 28-Jun-2019 |
Resumo: | A pesquisa “Miniconto Digital: Leitura e Produção de Textos Multimodais” objetivou analisar as contribuições do gênero miniconto, para o desenvolvimento do multiletramento dos estudantes do 9º ano, do turno matutino de uma escola da rede pública de Montes Claros. Para tanto, propusemos desenvolver um Projeto Educacional de Intervenção, privilegiando a leitura multissemiótica em contextos digitais. Os objetivos primordiais desta investigação foram: analisar as concepções de texto, letramento, multiletramento, multimodalidade e gênero literário miniconto; identificar as dificuldades de produção escrita de textos multimodais dos sujeitos envolvidos na pesquisa e elaborar, executar e avaliar um projeto educacional de intervenção para desenvolver a produção escrita de textos multimodais dos estudantes envolvidos, utilizando o gênero literário miniconto por meio de suportes digitais. Para isso, adotamos metodologias interventivas, utilizando minicontos, na perspectiva da pesquisa-ação, da pesquisa participante e aplicada, privilegiando, dessa forma, o aspecto qualitativo, de acordo com a teoria de Thornburg (1996), “Metáforas para o aprendizado no século XXI”. Os dados foram coletados por meio da observação participante de uma atividade inicial, da execução do Projeto Educacional de Intervenção e de uma atividade final. O referencial teórico foi fundamentado, principalmente, a partir das concepções de letramento, multiletramento e multimodalidade, conforme Soares (2004), Rojo (2013) e Ribeiro (2013). De texto e literariedade, conforme Antunes (2010), Aguiar e Silva (1997) e Compagnon (1999). As considerações de Cortázar (2006), Candido (2004), Paz (2017) e Spalding (2013), entre outros autores, apoiaram a reflexão sobre as micro-histórias, do conto ao miniconto. Os resultados deste estudo revelaram que as práticas de ensino por meio dos textos multimodais, com auxílio das ferramentas, podem proporcionar ao estudante a aquisição de habilidades leitoras que lhes dê mais autonomia. Acreditamos que esta pesquisa tem muito a contribuir com a educação, proporcionando discussões e mudanças metodológicas no processo ensino-aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/460 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Danielle Lima- miniconto digital, 2019.pdf | Miniconto digital: leitura e produção de texto multimodal | 10,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.