Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/460
Título: Miniconto digital: leitura e produção de texto multimodal
Autor(es): Lima, Danielle Martins
Orientador(ra): Santos, Fábia Magali.
Membro(s) Banca: Ribeiro, Ana Elisa Ferreira
Oliveira, Ilca vieira de
Palavras-chave: miniconto;tecnologias digitais;multiletramento;multimodalidade
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 28-Jun-2019
Resumo: A pesquisa “Miniconto Digital: Leitura e Produção de Textos Multimodais” objetivou analisar as contribuições do gênero miniconto, para o desenvolvimento do multiletramento dos estudantes do 9º ano, do turno matutino de uma escola da rede pública de Montes Claros. Para tanto, propusemos desenvolver um Projeto Educacional de Intervenção, privilegiando a leitura multissemiótica em contextos digitais. Os objetivos primordiais desta investigação foram: analisar as concepções de texto, letramento, multiletramento, multimodalidade e gênero literário miniconto; identificar as dificuldades de produção escrita de textos multimodais dos sujeitos envolvidos na pesquisa e elaborar, executar e avaliar um projeto educacional de intervenção para desenvolver a produção escrita de textos multimodais dos estudantes envolvidos, utilizando o gênero literário miniconto por meio de suportes digitais. Para isso, adotamos metodologias interventivas, utilizando minicontos, na perspectiva da pesquisa-ação, da pesquisa participante e aplicada, privilegiando, dessa forma, o aspecto qualitativo, de acordo com a teoria de Thornburg (1996), “Metáforas para o aprendizado no século XXI”. Os dados foram coletados por meio da observação participante de uma atividade inicial, da execução do Projeto Educacional de Intervenção e de uma atividade final. O referencial teórico foi fundamentado, principalmente, a partir das concepções de letramento, multiletramento e multimodalidade, conforme Soares (2004), Rojo (2013) e Ribeiro (2013). De texto e literariedade, conforme Antunes (2010), Aguiar e Silva (1997) e Compagnon (1999). As considerações de Cortázar (2006), Candido (2004), Paz (2017) e Spalding (2013), entre outros autores, apoiaram a reflexão sobre as micro-histórias, do conto ao miniconto. Os resultados deste estudo revelaram que as práticas de ensino por meio dos textos multimodais, com auxílio das ferramentas, podem proporcionar ao estudante a aquisição de habilidades leitoras que lhes dê mais autonomia. Acreditamos que esta pesquisa tem muito a contribuir com a educação, proporcionando discussões e mudanças metodológicas no processo ensino-aprendizagem.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/460
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danielle Lima- miniconto digital, 2019.pdfMiniconto digital: leitura e produção de texto multimodal10,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.