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Título: Letramento jornalístico: a notícia na formação do aluno-cidadão crítico
Autor(es): Maia, Monádia Alves Santana e
Orientador(ra): Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de
Membro(s) Banca: Mota, Maria Alice
Queiroz, Érica Karine Ramos
Palavras-chave: Leitura;Letramento;Gêneros textuais;Gênero notícia
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Letras
Data do documento: 27-Ago-2020
Resumo: Investigação realizada com a finalidade de responder quais os efeitos do desenvolvimento de atividades de leitura do gênero notícia para o letramento, na esfera jornalística, de alunos do 7o ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Tiburtino Pena, na cidade de Francisco Sá, em Minas Gerais. O ponto de partida foi a hipótese de que uma intervenção teórica e metodologicamente fundamentada, que proporcionasse aos alunos o conhecimento dos conceitos, objetivos e o caráter informativo de notícias atualizadas, geraria maior interesse e melhores efeitos nas ações de leitura desse gênero e o consequente letramento jornalístico. Tem como objetivo geral contribuir para a formação de alunos-leitores de notícias capazes de se posicionarem criticamente ante os fatos noticiados, a partir de práticas de leitura que tenham o letramento jornalístico como eixo norteador. É uma investigação justificada pelo interesse de proporcionar o desenvolvimento de posicionamentos críticos, por meio da leitura de notícias atualizadas, veiculadas no suporte impresso ou em ambiente digital, de forma a atender o proposto na Base Nacional Comum Curricular e motivada pelas experiências pouco produtivas como professora de Língua Portuguesa na educação básica. Tem como sustentação teórica a compreensão da leitura do ponto de vista sociointerativo sob a perspectiva proposta por Koch e Elias (2010) e Solé (1998); sobre leitura crítica e letramento nas perspectivas de Freire (1997), Silva (1985), Kuenzer (2002), Rojo (2009) e Soares (2017), Bakhtin (1997), Charaudeau (2015), Marcuschi (2008), assim como as postulações de Solé (1998), Temer (2007), entre outros. O método foi a pesquisa-ação já que houve intervenção e a metodologia, tanto para coleta quanto para análise dos dados foi a qualitativa. Os resultados apontam que uma intervenção teoricamente fundamentada e planejada é capaz de despertar maior interesse e de mudar a realidade da leitura de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, principalmente se contemplar a leitura de notícias, levando-os a buscar informações da sociedade onde vivem e proporcionando o amadurecimento como cidadão coerentemente opinativo e crítico.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/462
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