Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/470
Título: Produção de leitura: os valores semânticos dos advérbios na construção de sentido do texto
Autor(es): Rocha, Cassilmara Rejane da
Orientador(ra): Mota, Maria Alice
Membro(s) Banca: Peixoto, Ana Cristina Santos
Barbosa, Liliane Pereira
Palavras-chave: Leitura;Advérbios;Sentido
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 6-Mar-2018
Resumo: Esta pesquisa buscou refletir sobre o ensino de língua materna, almejando diminuir as dificuldades apresentadas pelos alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental II, turma 82 da Escola Estadual Mestra Bezinha Gandra, localizada em Itamarandiba, MG, Vale do Jequitinhonha, atentando-se especificamente ao reconhecimento dos advérbios e seu valor semântico na construção de sentido do texto. As perguntas científicas que conduziram esta pesquisa foram: ―Quais são as dificuldades apresentadas pelos alunos do 8.º Ano do EF II, da Escola Estadual Mestra Bezinha Gandra, para mobilizar as estratégias linguísticas e cognitivo-discursivas adverbiais necessárias para se ler um texto com competência?‖ e ―Quais os tipos de ações metodológicas possibilitariam o desenvolvimento de habilidades que permitam a esses alunos a mobilização dessas estratégias linguísticas e cognitivo-discursivas, para que se tornem leitores competentes?‖ A hipótese que levantamos para o estudo é a de que a dificuldade dos alunos em reconhecer determinadas estratégias discursivas usadas na produção do discurso, entre as quais se encontra o emprego dos advérbios, constitui um dos fatores que impedem os alunos de ler um texto de modo eficaz. Como fundamentação teórica, optou-se pela concepção de gêneros textuais em Bakhtin (1992, 2003); pelas estratégias de leitura de Koch e Elias (2009, 2015) e Solé (1998, 2012); Kleiman (1995, 2016),Castilho e Castilho (1992, 1996, 2006); concepções de leitura adotadas por Freire (1992) e Antunes (2003, 2009); aspectos cognitivos da leitura, Cagliari (1997) e Fulgêncio e Liberato (2004), na compreensão da leitura como processo em que os indivíduos da sociedade realizam manifestações linguísticas na tentativa de recuperar o pensamento de outro; Rojo (2012) e Lemke (2010), que representam as correntes teóricas a respeito de letramentos e multiletramentos; Bechara (2009), com o sistema de signos simbólicos; Marcuschi (2008), com postulações linguísticas; Smith (2003) e Foucambert (1994), e suas contribuições teóricas com relação a leitura, a compreensão; relacionando-as aos aspectos relevantes do mundo à nossa volta, afirmando que: ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo; Ilari (1992) e Bronckart (1999), aspectos sobre modalizações temáticas; Neves (2015, 2016), que defende o bom uso da linguagem. O que motivou esta pesquisa foram as dificuldades percebidas em sala de aula quanto ao processo de leiturização por alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental II. Atentou-se para a colaboração dos advérbios na construção de sentido do texto, uma vez que a não percepção desses advérbios enquanto recursos linguísticos na construção de sentido dos textos constitui um dos fatores que impedem os alunos de ler de modo eficaz. Assim, pretendeu-se, por meio da pesquisa-ação, lançando mão dos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Textual e da pesquisa etnográfica, verificar o valor semântico dos advérbios na construção de sentido do texto e contribuir para o processo de compreensão e interpretação textual, aplicando Proposta de Intervenção Pedagógica. Desse modo, objetiva-se minimizar as dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem de leitura.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/470
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CASSILMARA REJANE DA ROCHA.pdf3,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.