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Título: A monotongação na escrita dos alunos do Ensino Fundamental II
Autor(es): Lopes, Clarice Nogueira
Orientador(ra): Barbosa, Liliane Pereira
Membro(s) Banca: Peixoto, Ana Cristina Santos
Mota, Maria Alice
Palavras-chave: Monotongação;Ortografia;Sociolinguística;Intervenção
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 5-Mar-2018
Resumo: Esta pesquisa pretendeu analisar a transposição do fenômeno da monotongação para a escrita dos alunos do Ensino Fundamental. Para tanto, hipotetizamos que a escrita dos estudantes é influenciada pela monotongação e que uma intervenção pode contribuir para o desenvolvimento da escrita ortográfica dos alunos. Tomando por base as hipóteses levantadas, objetivamos analisar a transposição do fenômeno fonético-fonológico da monotongação para a escrita dos estudantes do 7.º Ano X da Escola Municipal Rotary São Luiz, localizada na zona urbana da cidade de Montes Claros (MG), para que fosse desenvolvida uma intervenção que minimizasse essa interferência da fala em sua escrita. Para tanto, buscou-se ancoragem na Sociolinguística, que considera a língua em uso na sociedade, em seus diversos contextos comunicativos, e em reflexões teóricas sobre o ensino da ortografia. No desenvolvimento do trabalho, a metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, além da análise quantitativa e qualitativa, que possibilitou que o pesquisador refletisse acerca dos fenômenos linguísticos utilizados pelos alunos durante a aprendizagem. No que concerne à observação do fenômeno da transposição da monotongação, foram consideradas as seguintes variáveis linguísticas: a) ditongo <ou> no interior e no final de palavra; b) ditongo <ei> antes de ; c) ditongo <ai> antes de; d) categoria gramatical (substantivos, verbos, pronomes e adjetivos). Considerou-se, também, variáveis não linguísticas, a saber: e) sexo dos participantes; f) faixa etária; g) escolaridade; h) área geográfica. Foram aplicadas duas atividades diagnósticas para os alunos do 7.º Ano X, sendo possível verificar a ocorrência da transposição da monotongação do ditongo <ou> em sílabas tônicas finais, como em atiro, em vez de “atirou”; e no interior das palavras, como em robo, grafada no lugar de “roubo”. Verificou-se, ainda, o apagamento do glide dos ditongos <ai> e <ei>, como em caxa e coquero, em vez de “caixa” e “coqueiro”. A partir do diagnóstico, foi elaborado um plano de intervenção para ser aplicado, tomando como base as postulações de Morais (2000) acerca do ensino da ortografia. Os resultados obtidos na fase pós-intervenção permitiram verificar a redução da transposição da monotongação nos textos escritos dos alunos. Sendo assim, este trabalho justifica-se, uma vez que, ao aliar teoria e prática, possibilitou uma ação concreta dentro do universo pesquisado.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/471
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