Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/472
Título: Contribuições do conto para a formação crítica de adolescentes: uma experiência com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental
Autor(es): Lemos, Cleunice da Silva
Orientador(ra): Martins, Antônio Carlos Soares
Membro(s) Banca: Santos, Rita de Cássia Silva Dionísio
Teixeira, Gustavo Leal
Palavras-chave: Conto;Leitura literária;Formação do leitor;Ensino fundamental
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Letras
Data do documento: 5-Mar-2018
Resumo: Este estudo analisa o trabalho com contos, nas aulas de Língua Portuguesa, nos anos finais do ensino fundamental, com o objetivo de promover uma educação crítica a partir do desenvolvimento de habilidades em compreensão, interpretação e elaboração de opinião, acerca das temáticas abordadas nos textos. Justifica-se pela necessidade de apresentar aos estudantes de uma escola da rede estadual de ensino, da região Norte de Minas Gerais, estratégias que possibilitem compreensão, interpretação e produção de textos de opinião. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa-ação, conforme Michel Thiollent (1998), em Metodologia da pesquisa-ação. Aponta-se o conto como gênero textual norteador, por pertencer ao campo literário e por colaborar com a formação literária, crítica e social. Por essa razão, buscou-se contribuir com a preparação dos participantes para atuarem com autonomia e criticidade nos contextos e usos da língua, considerando-a como fenômeno cultural, histórico e social. A intervenção foi realizada tendo como base teórica e metodológica o percurso gerativo de sentido pela estratégia Texto, Estímulo e Prática (TEP), a partir das contribuições de Ernani Terra e Jéssyca Pacheco (2017), em O conto na sala de aula. As atividades culminaram em apresentações à comunidade escolar do turno vespertino, com exposição literária, apresentação de cadernos de produção dos participantes, dramatizações e um debate com o autor dos três contos trabalhados na intervenção. Reflete-se acerca do nível e do processo de construção de sentido de textos, com base em respostas dos participantes nas atividades finais da intervenção. Inicialmente, a compreensão e interpretação feitas pelos estudantes limitavam-se à identificação de enunciados elementares, ou seja, significação mínima das narrativas, conforme Terra e Pacheco (2017). O compartilhamento da leitura, trabalhos individuais e em equipes contribuíram para a construção de sentidos, para a formação crítica, para o desenvolvimento de habilidades de leitura, especialmente em aspectos ligados à construção linguística, temática e aos subentendidos das narrativas. Ao final, os participantes apresentaram avanço no desempenho de construir o plano de sentido das abstrações dos discursos, demonstraram apreço aos textos literários e criticidade na elaboração de opiniões.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/472
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEUNICE DA SILVA LEMOS.pdf7,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.