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Título: Uso de tecnologias digitais na escola: implicações em desenvolvimento de competências de leitura e escrita
Autor(es): Santos, Marta Ester Brito
Orientador(ra): Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de
Membro(s) Banca: Oliveira, Ramony Maria Silva Reis de
Barbosa, Liliane Pereira
Palavras-chave: leitura;escrita;tecnologias digitais;aprendizagem
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 11-Ago-2015
Resumo: “Uso de tecnologias digitais na escola: implicações em desenvolvimento de competências de leitura e escrita” é uma proposta de investigação e de ação situada na grande área de concentração: Linguagens e letramentos, na linha de pesquisa: Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes, sublinha “Práticas de letramento e multimodalidade”, do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Letras, da Universidade Estadual de Montes Claros. Pretendeu responder se alunos do nono ano da Escola Estadual Simeão Ribeiro dos Santos, uma vez motivados e subsidiados com orientações, realizariam práticas de leitura e escrita no contexto digital, de forma a aprimorar suas competências de leitura e escrita de gêneros textuais. De um modo geral, pretendeu-se descrever a utilização de práticas de leitura e escrita no contexto digital, como facilitadoras do desenvolvimento dessas competências por alunos do nono ano de uma escola pública. Os objetivos específicos foram definidos nos níveis: a) teóricos: explorar conhecimentos acerca dos objetivos e metodologias do ensino da leitura e escrita no ensino fundamental e explorar conhecimentos relativos à alfabetização e letramento e especificamente sobre letramento digital (leitura e escrita via internet); b) prático: utilizar a internet como veículo de pesquisa e c) metodológico: proporcionar aos alunos do nono ano da Escola Estadual Simeão Ribeiro dos Santos a leitura e a escrita de textos no contexto digital por meio do desenvolvimento do projeto de intervenção. Conforme sua metodologia, este trabalho se classifica em pesquisa bibliográfica, pois apresenta referencial teórico baseado em autores como Koch (2010, 2013), Kleiman (2001) Soares (2001, 2002), Coscarelli (2005), Marcuschi (2005), dentre outros que apresentam definições e reflexões sobre diferentes aspectos do ensino da leitura e escrita e sobre práticas de leitura e escrita no contexto digital. Esta pesquisa também é documental, visto que os dados que diagnosticaram o problema foram coletados a partir de documentos já existentes no campo da investigação. A pesquisa se classifica ainda como aplicada por objetivar ações de um plano de intervenção visando a resolução do problema. Conforme os resultados das ações interventivas desta pesquisa, percebemos que os alunos participantes foram motivados à prática de leitura por meio de atividades de pesquisa, conciliadas ao uso de instrumentos digitais. E observamos um baixo percentual na participação desses alunos nas atividades de reescrita dos textos, através desses recursos digitais. Verificamos, a partir da aplicação das ações interventivas, que a inclusão digital dos alunos se subordina a um processo, como qualquer outra forma de aprendizagem. A baixa participação nas atividades de leitura e escrita na esfera digital pode ser sanada, aos poucos, por meio da intermediação do professor, utilizando devidamente os recursos digitais, que devem ser disponibilizados no espaço escolar. Dessa forma é possível promover a inserção dos alunos no contexto de letramento digital de forma a auxiliar no desenvolvimento de suas práticas de leitura e escrita. As considerações finais e conclusão desta pesquisa descrevem os resultados obtidos e constroem reflexões sobre a importância da inserção dos recursos tecnológicos nas práticas de ensino, sobretudo no ensino da leitura e da escrita no contexto escolar
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/474
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