Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/483
Título: Letrar alfabetizando no ensino fundamental II: uma experiência com professoras de Língua Portuguesa
Autor(es): Freire, Jeswesley Mendes
Orientador(ra): Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de
Membro(s) Banca: Nepomuceno, Arlete Ribeiro
Teixeira, Gustavo Leal
Palavras-chave: Alfabetização;Letramento;Processos fonológicos;Desvios ortográficos
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Letras
Data do documento: 5-Mar-2018
Resumo: Resultados da investigação fundamentada no pressuposto de que a alfabetização e o letramento são processos intrínsecos à aprendizagem da escrita ortográfica e que, sendo assim, os conhecimentos acerca desses dois processos devem passar por constantes atualizações por parte dos educadores, no intuito de contribuir para o desenvolvimento de competências relativas ao processo ensino-aprendizagem da escrita. Nesse sentido, a investigação realizada com o objetivo geral de descrever os resultados de um curso de capacitação teórico-prático, sobre os processos específicos da alfabetização e do letramento no que tange à linguística, ministrado para professoras de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Professor Levindo Lambert da cidade de Salinas/Minas Gerais, com os objetivos específicos de: a) explorar conhecimentos teóricos e metodológicos, inerentes ao processo de alfabetização e letramento, e as especificidades linguísticas da escrita ortográfica necessários ao desenvolvimento de competências das professoras do EF II, para intervirem com eficiência nos problemas de linguagem apresentados pelos alunos; b) descrever problemas alfabéticos e ortográficos específicos do processo de alfabetização, presentes em textos escritos por uma amostra de alunos do EF II; c) descrever os saberes epistêmicos das professoras da escola foco desta investigação, sobre os fenômenos linguísticos identificados nas produções textuais de uma amostra de alunos do EF e, finalmente, d) elaborar e desenvolver um curso com uma proposta teórico-metodológica referente às especificidades linguísticas dos processos de alfabetização e letramento, para subsidiar as professoras em suas ações docentes. A pretensão foi responder se após passarem pelo processo de capacitação teórico-prática, referente às especificidades linguísticas dos processos de alfabetização e letramento, as professoras reconheceriam problemas específicos de alfabetização, apresentados em atividades escritas por seus alunos, e demonstrariam segurança para interferir, de forma adequada, no sentido de minimizar esses problemas e assim, confirmar ou refutar a hipótese principal de que as professoras apresentariam segurança para lidar com os problemas de alfabetização apresentados por seus alunos. Quanto ao método, foi uma pesquisa fenomenológica de caráter investigativo etnográfico e delineamento qualitativo por meio da pesquisa-ação interventiva. O aporte teórico foi baseado em autores como Soares (1985, 2001, 2003, 2004, 2009, 2015, 2016), Cagliari (1997, 2008), Coutinho (1976), Oliveira e Nascimento (1990), Botelho e Leite (2005), Seara, Nunes e Lazzarotto-Volcão (2015), entre outros. Os resultados evidenciaram que após participarem da intervenção, as professoras demonstraram segurança para intervirem, adequadamente, no sentido de enfrentarem os desafios impostos pelas ações de Letrar Alfabetizando em suas práticas docentes na educação básica, resultando na conclusão de que que foram significativas para o entendimento das professoras de Língua Portuguesa sobre a continuidade do processo da Alfabetização em concomitância ao processo de Letramento no que diz respeito à aquisição da escrita ortográfica pelos estudantes do Ensino Fundamental II.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/483
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JESWESLEY MENDES FREIRE.pdf15,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.